Representante do G10 Favelas internacional vence prêmio LED – Luz na Educação
O Instituto Jovens líderes pela paz recebeu o prêmio de 200 mil reais para manter ações em escolas de todo o país.
Desenvolvido por Eduardo Vasconcelos e as irmãs Isabela e Isadora Rodrigues, o projeto passou a integrar as escolas do Distrito Federal no segundo semestre de 2022, com atuação em unidades que integravam as estatísticas como as mais violentas.
O projeto oferece suporte psicológico e integração entre escolas, pais e alunos e organizações da sociedade civil que buscam aplacar os números da violência no ambiente escolar. Com apoio da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) os voluntários do programa também promovem a reintegração e o retorno de alunos que abandonaram a escola.
Há dois anos vivendo em Boston, por conta dos estudos, Eduardo nunca abandonou o projeto. “Estar lá é uma possibilidade de conseguir subsídios, materiais ou metodológicos para trazer melhorias para o projeto quando eu retornar”, disse em entrevista.
No palco da rede Globo, Wesla Monteiro, palestrante e ativista pela educação anunciou a vitória do grupo “Nós entendemos que este projeto tem um grande potencial de ser replicado em outros lugares, por isso o segundo projeto quem ganha nessa categoria é o Jovens Líderes pela Paz”, disse durante discurso de entrega do prêmio.
No início deste ano, Edu Vasconcelos visitou o G10 Favelas em sua passagem pelo Brasil. Atualmente, o jovem de 22 anos estuda economia na universidade de Harvard, uma das mais conceituadas do mundo. Na ocasião, Edu concedeu uma entrevista para a Jornalista da +Favela TV, Rebeca Motta e falou sobre as transformações que a educação proporcionou para toda a sua família e sobre o desejo de ampliar soluções para que mais jovens acessem um ensino público de qualidade no Brasil.
Eduardo Vasconcelos é vice-presidente do Brazil Conference, realizado pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade no Brasil a partir da discussão de temas relacionados à política, economia, cultura e sociedade.
Em março, o presidente nacional do G10 Favelas, Gilson Rodrigues e a comitiva de líderes do bloco econômico, estiveram na nona edição do evento, em Massachusetts.
Comitê do G10 Favelas participa da Brazil Conference 2023 em Boston
Com o prêmio os jovens levam pra casa o valor de 200 mil reais que serão aplicados no desenvolvimento das ações ao longo do ano e para a abertura do projeto em outros estados do Brasil. O Troféu entregue aos vencedores das categorias do prêmio LED deste ano foi confeccionado pelo artista urbano, Ciro Schu.
relacionados
Batalha de rima “Pedrada Taiada” é reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Caçapava
Da Favela ao The Town: Artistas periféricos que se apresentaram no principal festival de 2023
Clara Lima estreia no Jersey Drill com a música ‘Camisa 10’
Filme “Nosso Sonho” que conta a história de Claudinho e Buchecha chega em setembro
Indígenas se reúnem em Brasília para marcha contra o Marco Temporal
Froid exalta talento de Manoel Gomes, mas chama atenção pela falta de amparo profissional