Representante do G10 Favelas internacional vence prêmio LED – Luz na Educação
O Instituto Jovens líderes pela paz recebeu o prêmio de 200 mil reais para manter ações em escolas de todo o país.
Desenvolvido por Eduardo Vasconcelos e as irmãs Isabela e Isadora Rodrigues, o projeto passou a integrar as escolas do Distrito Federal no segundo semestre de 2022, com atuação em unidades que integravam as estatísticas como as mais violentas.
O projeto oferece suporte psicológico e integração entre escolas, pais e alunos e organizações da sociedade civil que buscam aplacar os números da violência no ambiente escolar. Com apoio da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) os voluntários do programa também promovem a reintegração e o retorno de alunos que abandonaram a escola.
Há dois anos vivendo em Boston, por conta dos estudos, Eduardo nunca abandonou o projeto. “Estar lá é uma possibilidade de conseguir subsídios, materiais ou metodológicos para trazer melhorias para o projeto quando eu retornar”, disse em entrevista.
No palco da rede Globo, Wesla Monteiro, palestrante e ativista pela educação anunciou a vitória do grupo “Nós entendemos que este projeto tem um grande potencial de ser replicado em outros lugares, por isso o segundo projeto quem ganha nessa categoria é o Jovens Líderes pela Paz”, disse durante discurso de entrega do prêmio.
No início deste ano, Edu Vasconcelos visitou o G10 Favelas em sua passagem pelo Brasil. Atualmente, o jovem de 22 anos estuda economia na universidade de Harvard, uma das mais conceituadas do mundo. Na ocasião, Edu concedeu uma entrevista para a Jornalista da +Favela TV, Rebeca Motta e falou sobre as transformações que a educação proporcionou para toda a sua família e sobre o desejo de ampliar soluções para que mais jovens acessem um ensino público de qualidade no Brasil.
Eduardo Vasconcelos é vice-presidente do Brazil Conference, realizado pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade no Brasil a partir da discussão de temas relacionados à política, economia, cultura e sociedade.
Em março, o presidente nacional do G10 Favelas, Gilson Rodrigues e a comitiva de líderes do bloco econômico, estiveram na nona edição do evento, em Massachusetts.
Comitê do G10 Favelas participa da Brazil Conference 2023 em Boston
Com o prêmio os jovens levam pra casa o valor de 200 mil reais que serão aplicados no desenvolvimento das ações ao longo do ano e para a abertura do projeto em outros estados do Brasil. O Troféu entregue aos vencedores das categorias do prêmio LED deste ano foi confeccionado pelo artista urbano, Ciro Schu.
relacionados
45% das mulheres desenvolveram algum tipo de transtorno mental pós pandemia
“Ó Paí,Ó 2” ganha data de estreia
STF suspende lei que cria Dia do Patriota em Porto Alegre
Lula assina MP para taxar fundos de super-ricos
Mc Cabelinho se pronuncia após fim de relacionamento com Bella
Índia prepara satélite que estudará o Sol