SAC
Estudantes da USP entram em greve

Estudantes da USP entram em greve

Estudantes da USP entram em greve

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por Gustavo Souza

Publicado em 21/09/2023 às 17:44

Alunos pedem melhores condições de trabalhos e melhorias estudantis

Os estudantes da Universidade de São Paulo (USP) entraram em greve nesta quinta-feira (21). Em um ato em frente à reitoria, reivindicaram a contratação de professores, a permanência estudantil na universidade com o auxílio das bolsas e a reformulação das políticas para a permanência dos alunos. Os funcionários da instituição também aderiram ao movimento.

Representantes da reitoria e dos estudantes marcaram um novo encontro no dia 28 de setembro, onde negociaram todos os temas reivindicados durante a greve.

Por meio de nota, a reitoria informou que, em 2022, a universidade disponibilizou 879 vagas para a contratação de professores para a universidade. As vagas foram concedidas a partir das demandas apresentadas pelas próprias unidades. No caso da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, foram concedidas 70 vagas.

Eles também afirmaram que a universidade alterou sua política de auxílio. Em 2023, o investimento destinado para a permanência dos alunos universitários aumentou 58%, e que ao longo do ano a USP investe R$ 188 milhões para garantir a permanência dos alunos.