Brasil tem desempenho ruim em teste de habilidade de leitura para crianças
Os dados apresentados mostram a defasagem na educação pública do país
Os resultados do “Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização em Leitura” foram divulgados nesta terça-feira (16). O estudo explorou o desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos do 4º do ensino fundamental de 43 países. O Brasil encontra- se na 39ª posição. Essa é a primeira vez que o Brasil faz parte da pesquisa realizada desde 2001.
De acordo com Gabriel Corrêa, diretor de políticas públicas da ONG Todos pela Educação, a pandemia foi um forte agravante para a crise na educação do Brasil. É importante ressaltar que além da educação ser defasada, há uma desigualdade social enorme entre parte dos estudantes, e isso ficou evidenciado na pandemia, visto que grande parte das crianças não tinha condições de manter sua rotina de estudos dentro de casa.
Segundo um levantamento também realizado pela ONG Todos pela Educação, em 2022, para descobrir o impacto da pandemia na educação infantil, 54% dos alunos até o terceiro ano do ensino fundamental não tinham a capacidade básica de leitura, como por exemplo reconhecer personagens em uma história.
relacionados

Locais de prova do Enem são divulgados

Estudantes da USP entram em greve

Governo Federal divulga plano para expandir a internet nas escolas, 6,4 bilhões serão investidos

Jovens Líderes pela paz combatem o bullying nas escolas do DF

Governo Federal prepara o “Enem dos concursos públicos”

Índia acha oxigênio no polo Sul da Lua