Universidades brasileiras caem em ranking de qualidade, o motivo seria os cortes, segundo novo estudo
Corte em bolsas de pesquisa, entre outros, impactaram o resultado das instituições educacionais
As universidades brasileiras caíram na edição deste ano do World University Rankings (CWUR). São 29 instituições nacionais que ocupam os lugares mais baixo da lista, comparado à atualizações anteriores.
Algum dos motivos foram os cortes no orçamento da Ciência e Tecnologia, que tirou quase R$ 100 bilhões da pasta entre 2014 e 2022, impactando diretamente nas bolsas para pesquisa e extensão, logo, nas pesquisas científicas nacionais, segundo estudo do Observatório do Conhecimento em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Educação.
“Embora o Brasil esteja bem representado no ranking deste ano, as principais instituições do país estão sob pressão crescente de universidades bem financiadas de todo o mundo. O financiamento para promover ainda mais o desenvolvimento e a reputação do sistema de ensino superior do Brasil é vital se o país aspirar a ser mais competitivo no cenário global”, declarou Nadim Mahassen, presidente do Center for World University Rankings.
Universidades de renome, que costumam aparecer em posições altas da lista, também caíram, como o caso da Universidade de São Paulo (USP), que caiu seis posições e ficou em 109ª lugar mundial e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está na 376ª colocação, caindo 15 postos.
relacionados

Pela primeira vez na história uma mulher vence o duelo de Mc’s Nacional

STF julgará a descriminalização do porte de drogas no próximo ano

4 anos do massacre de Paraisópolis

Anvisa discute a regulamentação de cigarros eletrônicos

Liga Mundial de Skate Street acontece em SP

Primavera Sound acontece neste fim de semana em SP