Universidades brasileiras caem em ranking de qualidade, o motivo seria os cortes, segundo novo estudo
Corte em bolsas de pesquisa, entre outros, impactaram o resultado das instituições educacionais
As universidades brasileiras caíram na edição deste ano do World University Rankings (CWUR). São 29 instituições nacionais que ocupam os lugares mais baixo da lista, comparado à atualizações anteriores.
Algum dos motivos foram os cortes no orçamento da Ciência e Tecnologia, que tirou quase R$ 100 bilhões da pasta entre 2014 e 2022, impactando diretamente nas bolsas para pesquisa e extensão, logo, nas pesquisas científicas nacionais, segundo estudo do Observatório do Conhecimento em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Educação.
“Embora o Brasil esteja bem representado no ranking deste ano, as principais instituições do país estão sob pressão crescente de universidades bem financiadas de todo o mundo. O financiamento para promover ainda mais o desenvolvimento e a reputação do sistema de ensino superior do Brasil é vital se o país aspirar a ser mais competitivo no cenário global”, declarou Nadim Mahassen, presidente do Center for World University Rankings.
Universidades de renome, que costumam aparecer em posições altas da lista, também caíram, como o caso da Universidade de São Paulo (USP), que caiu seis posições e ficou em 109ª lugar mundial e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está na 376ª colocação, caindo 15 postos.
relacionados
Liga Mundial de Skate Street acontece em SP
Primavera Sound acontece neste fim de semana em SP
Lucas Penteado e Juan Paiva regravam músicas de Claudinho e Buchecha
Maceió abre alerta de risco de deslizamento
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”