Últimos 4 governadores de SP não investiram toda verba contra desastres
De 2011 a 2022 38% da verba para evitar desastres não foi utilizada pelos governadores de São Paulo.
Os últimos quatro governadores do estado de São Paulo não investiram toda a verba destinada para a prevenção de desastres naturais em São Paulo. Do total, 38% da verba pública não foi utilizada.
Os recursos previstos serviriam para obras e ações para evitar tragédias, como a do litoral Norte de São Paulo. Neste período, o estado foi governado por Geraldo Alckmin (PSDB, hoje no PSB), Márcio França (PSB), João Dória (PSDB) e Rodrigo Garcia (PSDB). Hoje, o governador é Tarcísio de Freitas (Republicanos), que assumiu o governo em 1º de janeiro de 2023, mas não entra nessa contabilidade dos últimos 12 anos.
A assessoria do Vice-presidente e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que foi governador de São Paulo de 2001 a 2006, e 2011 a 2018, afirmou que durante os anos de 2015 e 2016, a verba destinada a essa área foi utilizada para atenuar os impactos da crise hídrica que castigou a região metropolitana de São Paulo.
“Isso demonstra uma falta muito grande de atenção por parte do governo em relação a esses eventos climáticos. Não é de hoje que nós sofremos enchentes, alagamentos, inundações, deslizamentos de encostas em São Paulo, na região metropolitana e em diversos municípios”, afirmou Pedro Luiz Côrtes, professor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.
relacionados
Ministério da saúde lança IA para combater a fake news contra a vacina
Pela primeira vez na história uma mulher vence o duelo de Mc’s Nacional
STF julgará a descriminalização do porte de drogas no próximo ano
4 anos do massacre de Paraisópolis
Anvisa discute a regulamentação de cigarros eletrônicos
Liga Mundial de Skate Street acontece em SP