Terra nós celebra um ano de diversidade em evento comemorativo
O encontro aconteceu no Unibes Cultural e contou com a presença de colaboradores, colunistas e parceiros estratégicos
Nesta terça-feira 2, o portal de notícias Terra promoveu um evento em comemoração ao primeiro ano da editoria ‘Nós’, responsável por debater assuntos relacionados à diversidade e inclusão.
Um dos pioneiros do jornalismo digital, o Terra tem renovado, desde 2021, sua linha editorial, com uma linguagem que busca aproximar leitores de diferentes perfis, a criação de um layout mais moderno até a contratação de uma equipe com vozes mais diversas.
“É preciso ter coragem pra falar sobre diversidade. A abordagem corajosa da Terra Nós tem a capacidade de nos conectar com um propósito real. Nossos leitores amam conhecer pessoas incríveis e isso só é possível quando você se volta para essas histórias e as dissemina no mundo”, conta Manuela Pereira, Head de conteúdo do site.
Manuela defende ainda que apesar do grande sucesso da vertical de diversidade, ainda é preciso um caminho para que essas pautas estejam transversalizadas em todo o conteúdo veiculado, como na economia, tecnologia, cidades e outros.
O evento contou com dois painéis. O primeiro deles, com a participação da arquiteta e escritora, Joice Berth, do influenciador Rafa Brunelli e do parceiro comercial, Fernando Sardas, da empresa Diageo. Os três abordaram o impacto que os meios de comunicação exercem sobre o imaginário coletivo da sociedade.
“Os meios de comunicação ajudaram a consolidar, ao longo da história, uma autoimagem de inferioridade nas pessoas que não são representadas. Ao excluir pessoas negras, gordas, LGBTQIA+, a mídia está dizendo que essas pessoas não são boas o suficiente para acessar aquele espaço”, disse Joice, durante uma das falas sobre o assunto.
Rafa Brunelli é influenciador digital e portador de uma deficiência física. Em sua coluna no Nós, reflete sobre mercado de trabalho, oportunidades e sobre como difundir a pauta de pessoas com deficiência para crianças. “Esse debate só é possível a partir da soma dos esforços de quem quer fazer acontecer. Aqui no Nós eu posso falar sobre isso e atingir positivamente quem se identifica com um corpo como o meu. É sobre não invisibilizar”, disse.
Para Sardas, as marcas precisam saber que ao optarem por trabalhar a diversidade em suas premissas haverá reação de ódio e até a perda de clientes, mas a consciência de que aquilo é o certo a se fazer põe um ponto final a qualquer especulação negativa.
O segundo painel foi composto por Julio Tortorello, Head de monetização do Terra e Henrique Bosclo, head de Marketing e estratégias da plataforma. Os dois promoveram a parceria entre o ‘Nós’ e a Parada LGBTQIA+. Em 2022 a cobertura do evento gerou cerca de 500 milhões de impacto e mais de 490 milhões de visualizações nos conteúdos relacionados a este público.
Bosclo revelou que entre as novidades para a parada deste ano está o lançamento de um estúdio de TV de 80 m² que será palco para os links da cobertura do evento que acontece no mês de junho.
Os Heads revelaram ainda o lançamento de mais uma vertical. A Editoria ‘Terra Você’ traz temas voltados para saúde mental e lifestyle com conteúdos mais aprofundados sobre o assunto.
O evento contou com recursos de auto descrição e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do início ao fim da celebração.
Diante de tantas mudanças, o grupo Terra celebra o reconhecimento como o maior hub de diversidade do Brasil.
relacionados
Maceió abre alerta de risco de deslizamento
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento
Cynthia Luz anuncia o fim de sua carreira