Setembro amarelo: Homens pretos são as principais vítimas de suicídio
O racismo estrutural é uma das principais causas destes números
O mês de setembro é marcado pela Campanha de Prevenção ao Suicídio, iniciativa que partiu da Associação Brasileira de Psiquiatria, em 2014. Os riscos de suicídio são evidenciados em jovens pretos do sexo masculino entre 10 e 29 anos.
Segundo dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde de 2018, as chances de jovens pretos cometerem suicídio são 45% maiores do que as de jovens brancos da mesma idade. Além disso, o estudo comprova que o racismo e a exclusão social influenciam neste quadro.
Ainda de acordo com a pesquisa, esse cenário acontece durante a fase de construção de identidade do jovem negro. Logo, o jovem preto se desenvolve com um pensamento de ser inferior, ser feio e menos valorizado.
Ações com o CVV (Centro de Valorização da Vida) e o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) estão disponíveis para ajudar pessoas que estão precisando de ajuda. O CVV funciona 24 horas por dia, incluindo feriados, e as pessoas podem ser atendidas pelo número 188, além de outros canais de comunicação.
relacionados
STF julgará a descriminalização do porte de drogas no próximo ano
4 anos do massacre de Paraisópolis
Anvisa discute a regulamentação de cigarros eletrônicos
Liga Mundial de Skate Street acontece em SP
Primavera Sound acontece neste fim de semana em SP
Lucas Penteado e Juan Paiva regravam músicas de Claudinho e Buchecha