Sesi São Paulo realiza Mostra de Cinema Internacional do Cinema Negro
19º Mostra de cinema internacional homenageia o professor antropólogo Kabengele Munanga
O Sesi São Paulo recebe a Mostra de Cinema Internacional do Cinema Negro (MICINE), que está em sua 19º edição. Dessa vez com o tema “D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga”. Com idealização e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o projeto é uma oportunidade de dialogar sobre a africanidade, história da África e cultura afro-brasileira.
A homenagem ao professor antropólogo Kabengele Munanga, que tem trabalhos sobre o racismo no Brasil, oportuniza através da mostra discussões sobre as relações étnico-cinematográficas da africanidade.
A mostra que começa hoje, 16 de novembro, também fará um exame dos desdobramentos, sobre os 20 anos da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira no país.
A abertura começa com o documentário Filme: “Awurê na Bahia – A rota do samba de roda”, tendo como uma dos diretores, Anderson Quack, com uma série de mestres, como Seu João do Boi, dona Nicinha do samba, Cachoeira, a obra faz o caminho do tambor em estados do Brasil e países da América Latina. A programação completa pode ser conferida no site.
relacionados
Lucas Penteado e Juan Paiva regravam músicas de Claudinho e Buchecha
Maceió abre alerta de risco de deslizamento
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento