SAC

Sou + Notícias

Guilherme Simões no DiQuebraCast do +Favela TV

Guilherme Simões no DiQuebraCast do +Favela TV

Por Victor da Matta

Publicado em 18/05/2023 às 13:21

O secretário conheceu as iniciativas empresariais do Pavilhão Social do G10 em Paraisópolis; A secretaria faz parte do projeto Caravana das Periferias

O Secretário Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, Guilherme Simões, visitou nesta quinta-feira (18) o Pavilhão Social do G10 Favelas. Acompanhado pelo presidente Gilson Rodrigues, o secretário conheceu as iniciativas que formam esse hub de empreendedorismo dentro de Paraisópolis.

Ele, que é uma das frentes da Caravana das Periferias, projeto do Ministério das Cidades em conjunto com a Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, irá conhecer iniciativas de comunidades do Brasil e as formas de resolução de problemas de cada uma para apresentar e implementar nas políticas públicas do Governo Federal.

Simões conheceu as 22 iniciativas do G10 Favelas, como o Emprega Comunidades, G10 Bank, entre outras. Durante o café da manhã, em uma roda de conversa com funcionários, convidados e moradores, Gilson Rodrigues comentou a importância dessa visita e da ação da Caravana:

“Esse projeto é uma oportunidade, mas também uma obrigação. Se não fossemos nós agindo de maneira positiva, a pandemia poderia ter sido muito pior aqui. Hoje, o mundo nos reconhece, mas o governo não”, afirmou o presidente do G10. “Estamos criando um legado de soluções”, finaliza Gilson.

DiQuebraCast com Guilherme Simões

Além de conhecer um pouco mais de Paraisópolis, Guilherme Simões deu uma exclusiva para o +Favela TV. O secretário participou do programa DiQuebraCast, do apresentador Nego Blues, em um formato especial, com a presença de três apresentadores do estúdio: Rebeca Motta, Suúh Collyns e Nego Blues.

Em um momento de descontração e informação, Simões sanou algumas dúvidas para toda a galera sobre como funciona e o que é a secretaria das periferias e o Ministério das Cidades. Em tese, cada ministério tenha algumas secretarias, a das periferias é uma dentro do Ministério da Cidade, criado em 2004 e reativado este ano.

Ele, que é de Grajaú, destacou a importância de falarmos para as favelas sobre as políticas públicas para as comunidades: “Olham nossas quebradas como algo que tem que ser escondido. Periferia é isso aqui, esse estúdio, esses jovens engajados, esse trabalho sério”, afirmou o secretário durante o DiQuebraCast.

Simões, que participa de movimentos populares há 20 anos, aproveitou para falar sobre a importância de um cara de periferia que está hoje dentro do governo: “Historicamente, o governo deixou nosso povo abandonado. O investimento público tem que vir pra cá. As associações e alternativas para a soluções sempre foi responsabilidade nossa”, relembra.

Caravana das Periferias

O lançamento da ação da Caravana das Periferias aconteceu no dia 12 de maio na Usina da Paz, em Guamá, Belém (PA). Ao final do evento, um documento dos representantes das organizações comunitárias com ideias para as políticas públicas foi entregue em mãos às autoridades.

Quando questionado sobre o que seria feito com esses documentos, que serão entregues por representantes de todos locais visitados pelo mutirão da Caravana, o secretário salientou: “É a partir das visitas e diálogos que nós queremos apresentar uma proposta de um programa para as periferias brasileiras. Elas não precisam de uma solução só. Esses documentos serão a base para criarmos um projeto nacional que envolve outros setores do Governo Federal, e outros ministérios, como saúde e educação”, afirma o secretário.

Por fim, Guilherme frisou que a ideia é continuar a Caravana durante os quatro anos do atual governo, assim, sistematizar as soluções e pensar juntamente com o Governo Federal políticas públicas eficazes. A ideia é apresentar o projeto até o final deste ano.