Renan Inquérito participa do +Favela TV
O rapper, professor e poeta, Renan Inquérito, participou de uma entrevista no +Favela TV, com Rebeca Motta, nesta terça-feira (25)
O rapper, professor e escritor de São Paulo, Renan Inquérito, participou de uma entrevista no +Favela TV, com a jornalista Rebeca Motta. Falando um pouco sobre a vida e trajetória de Renan, um assunto que marcou a entrevista foi a importância das escolas na vida dos jovens.
O rapper tem uma caminhada no movimento Hip-Hop desde a década de 90 e tem um repertório vasto de músicas, com parcerias como Emicida, GOG, Rashid, entre outros. Ao lado de Racionais, RZO, 509-E, Thaíde, Renan colocou seu nome no alto escalão do Rap Nacional.
Além de rapper, também é poeta e escritor de livros, com dois livros lançados: Poesia para encher laje e #PoucasPalavras. O seu mais novo lançamento surpreende, vem com uma ideia para as crianças, seu mais novo disco se chama ABRAKBÇA.
Durante a entrevista, Renan conta que o novo projeto é dedicado às crianças, como uma forma de apresentar o Hip-Hop como uma história cultural social brasileira, para além de só arte, mas também como forma séria de trabalho e informação.
“Os Podcasts são as rádios piratas da atualidade. Se apropriam de um meio hegemônico, para valorizar e informar a partir de mídias independentes e locais” disse o rapper, ao mencionar os estúdios do +Favela TV e os programas do canal.
Além de tudo já comentado, Renan é formado em Geografia, atuando também como professor há 7 anos, desde o ensino fundamental até a universidade.
Atualmente é professor na UFABC, na faculdade de licenciatura de Ciências Sociais. Também é ativo nas causas sociais, como oficinas de rima para jovens da Fundação Casa. Esse é apenas um exemplo das muitas ações de Renan Inquérito, que representa o movimento ativamente, muito antes de conseguir viver disso.
Ao falar sobre o Trap, novo gênero que tem feito sucesso no Brasil e dado oportunidade para diversos artistas de periferia, lembrou da importância de olharmos para a ostentação não apenas para o material, mas também para a responsabilidade com a mente:
“Acho que todos podemos ostentar o que quisermos. Hoje, gosto de ostentar que sou um MC e professor”, e completou “Se você tirar o RAP da palavra TRAP, só fica o T. E rap não é só sobre ter, mas principalmente sobre ser”, afirmou o escritor.
O rapper também visitou as iniciativas do G10 Favelas, como Costurando Sonhos, Favela Express, Emprega Comunidade, entre outros.
Para acompanhar tudo que Renan Inquérito já fez e continua atuando, com projetos gigantescos, assista o vídeo completo no nosso canal do +Favela TV.
https://www.youtube.com/live/zOSxuah4_rs?feature=share
relacionados
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento
Cynthia Luz anuncia o fim de sua carreira
Mais de 2,8 mil pessoas foram libertados de trabalhos análogo à escravidão