Primeira edição do TransBaile acontece em São Paulo
TransBaile é um evento de gala criado por e para pessoas trans e travesti que acontece na Grande SP
A primeira edição do TransBaile, evento idealizado pelas influenciadoras digitais Giovanna Heliodoro (Transpreta) e Bielo Pereira, aconteceu na noite desta terça-feira (13) no Blue Note e contou com o Prêmio Pajubá, premiação dedicada à comunidade trans, e apresentações artísticas de Majur, Urias, DJ EVEHINE e DJ Kiara Felippe.
Apresentado como uma plataforma e espaço de celebração e comemoração das existências e potências artísticas de pessoas trans, o evento homenageia a sigla T da comunidade LGBTQIAP+, trazendo visibilidade para o trabalho e pautas de pessoas transvestigêneres. Também oportuniza novas oportunidades de negócios e conexões no networking entre marcas e personalidades da comunidade, além de oferecer um baile de gala para que corpos trans possam, com segurança e em um espaço de luxo de São Paulo, celebrar e enaltecer suas vivências e artes.
Diversas personalidades, influenciadores e artistas marcaram presença na filial paulistana do ‘icônico clube de New York City’, localizado no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo, como as cantoras Liniker, Tássia Reis, Traemme, Isma e Vita; os cantores Akin Zahin, Kaique Teodoro e Hodari; a apresentadora Foquinha, a deputada federal Erika Hilton e a deputada estadual Erica Malunguinho; os influenciadores Eduardo e Fih da Divadepressão, Vitor Di Castro, Spartakus, entre outres.
Akin Zahin, artista transmasculino de Belo Horizonte (MG), que esteve presente no TransBaile, comenta sobre a importância da existência de um evento como esse:
“Onde você vê uma premiação para pessoas trans no mundo? Não tem. TransBaile foi esse ponto onde se inicia esse movimento que não tem fim. E eu quero ir junto”, comenta o artista, que complementa: “É uma realização para um artista independente como eu, que sou marginalizado para além das posições que meu corpo assume, mas também pela própria indústria que é mainstream”.
O Prêmio Pajubá premiou pessoas que se destacam na luta brasileira pela visibilidade trans em sete categorias. Veja abaixo a lista de vencedoras e vencedores:
Honraria de Trans do Ano – Erika Hilton
Pioneirismo – Mel (@melpormel)
Acolhimento – ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e IBRAT NACIONAL (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades)
Intelectualidade – Leonardo M. B. Peçanha
Excelência – TransJonas Maria
Influência do Ano – Ve Collen
Artista – Urias
relacionados
Maceió abre alerta de risco de deslizamento
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento
Cynthia Luz anuncia o fim de sua carreira