SAC

Sou + Notícias

Parlamentares pedem a Haddad o fim de suposto ‘contrabando digital’ de ecommerces chineses

Parlamentares pedem a Haddad o fim de suposto ‘contrabando digital’ de ecommerces chineses

Por Victor da Matta

Publicado em 16/03/2023 às 13:25

Deputados e senadores afirmam que as companhias chineses vendem produtos subfaturados ou sem taxação no país, trazendo prejuízos ao mercado brasileiro

Deputados e senadores da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo pediram ao Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para que o Governo coloque um fim no que chamam de “contrabando digital”, promovido por empresas chinesas como a fast fashion Shein.

Segundo os parlamentares, as companhias se encaixam no termo apresentado por venderem produtos subfaturados ou sem taxação no país, logo, atingindo varejistas e o mercado brasileiro como um todo.

Os varejistas têxteis apontam que a relação não é igualitária, pois as empresas brasileiras estão sujeitas a cobrança de impostos durante todos processos da produção, e as plataformas estrangeiras estariam se beneficiando da isenção de impostos entre pessoas físicas para burlar o sistema.

“Nós temos bilhões que não são taxados, nem o IOF (imposto sobre operações financeiras) é pago. Não é só taxar o que nós temos, é ter uma percepção geral do que não está sendo contributivo no Brasil”, disse o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), presidente da FPE.

Fonte: CartaCapital