OMS revela que 8,3 milhões de pessoas morrem por ano por consumo de cigarro
Nações que tem uma má distribuição de renda são as que tem a maior porcentagem de fumantes
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório sobre tabagismo que afirma que 8,3 milhões de pessoas morrem de doenças causadas pelo cigarro. A publicação deste relatório aconteceu nesta segunda-feira (31), e revela uma clara epidemia mundial do tabagismo.
Esse número de 8,3 milhões de pessoas inclui fumantes diretos e fumantes passivos (pessoas que ficam expostas diariamente à fumaça), cerca de 1,3 milhões de fumantes passivos acabam contraindo alguma doença e chegam ao óbito.
Ainda de acordo com o novo relatório, o mundo tem mais de 1,3 bilhão de fumantes. Além disso, o estudo mostrou que países de baixa renda concentram 80% dessas pessoas.
O Brasil está entre os quatro países que têm os maiores níveis de controle do tabagismo. Além do Brasil, Holanda, Turquia e Ilhas Maurício também estão nesse seleto grupo. Segundo a OMS, esses países desenvolveram políticas de conscientização e de proteção às pessoas da fumaça do cigarro. Além de programas que ajudam pessoas que queiram parar de fumar.
relacionados
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento
Cynthia Luz anuncia o fim de sua carreira
Mais de 2,8 mil pessoas foram libertados de trabalhos análogo à escravidão