OMS revela que 8,3 milhões de pessoas morrem por ano por consumo de cigarro
Nações que tem uma má distribuição de renda são as que tem a maior porcentagem de fumantes
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório sobre tabagismo que afirma que 8,3 milhões de pessoas morrem de doenças causadas pelo cigarro. A publicação deste relatório aconteceu nesta segunda-feira (31), e revela uma clara epidemia mundial do tabagismo.
Esse número de 8,3 milhões de pessoas inclui fumantes diretos e fumantes passivos (pessoas que ficam expostas diariamente à fumaça), cerca de 1,3 milhões de fumantes passivos acabam contraindo alguma doença e chegam ao óbito.
Ainda de acordo com o novo relatório, o mundo tem mais de 1,3 bilhão de fumantes. Além disso, o estudo mostrou que países de baixa renda concentram 80% dessas pessoas.
O Brasil está entre os quatro países que têm os maiores níveis de controle do tabagismo. Além do Brasil, Holanda, Turquia e Ilhas Maurício também estão nesse seleto grupo. Segundo a OMS, esses países desenvolveram políticas de conscientização e de proteção às pessoas da fumaça do cigarro. Além de programas que ajudam pessoas que queiram parar de fumar.
relacionados

Maceió abre alerta de risco de deslizamento

Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023

Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”

COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global

Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento

Cynthia Luz anuncia o fim de sua carreira