Números de indígenas é quase o dobro em relação ao primeiro Censo do IBGE de 2010
O novo Censo mostrou também o avanço na demarcação das terras
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população indígena no Brasil chega a 1.693.535 pessoas, o que representa 0,83% da população brasileira. Os dados são do Censo Demográfico 2022: Indígenas.
O Censo de 2010 registrou cerca de 896.917 indígenas no país. O número mostrava que 0,47% da população da época fazia parte de povos originários.
Os números de 2022 não mostraram apenas um crescimento na população indígena, mas também um aumento no número de terras oficialmente delimitadas para povos originários. Em 2010, o Brasil registrava 501 terras indígenas. Já no ano passado, o número foi de 573.
O IBGE afirmou que o crescimento na população indígena se dá por conta do avanço nas estratégias de pesquisa que o Instituto utilizou para fazer o mapeamento de localidades dos indígenas pelo país. Além disso, contou com o auxílio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Sistema de Informações sobre Saúde e Atenção Indígena (Sisai) para padronizar a abordagem às lideranças indígenas, até mesmo em locais mais remotos.
A região que tem a maior concentração de indígenas é a Norte, com 44,48%. Logo em seguida vem o Nordeste, com 31,22%. Somando as duas regiões, representa o total de 75,71% da população indígena do país.
relacionados
Pela primeira vez na história uma mulher vence o duelo de Mc’s Nacional
STF julgará a descriminalização do porte de drogas no próximo ano
4 anos do massacre de Paraisópolis
Anvisa discute a regulamentação de cigarros eletrônicos
Liga Mundial de Skate Street acontece em SP
Primavera Sound acontece neste fim de semana em SP