SAC

Sou + Notícias

Representatividade racial bate recorde na comunicação brasileira

Representatividade racial bate recorde na comunicação brasileira

Ze Takahashi/@agfotosite

Por Gustavo Souza

Publicado em 26/06/2023 às 10:53

O mercado tenta quebrar o paradigma da beleza padrão

O ano de 2022 foi um importante marco na publicidade brasileira. Esse fato foi de encontro ao aumento da representatividade nas grandes campanhas e marcas. De acordo com o Meio e Mensagem, 53% das ações dos 20 maiores anunciantes do país tiveram representatividade racial.

Esse número representa um aumento de 9% em comparação com 2021, onde foram registrados 44% das campanhas compostas por representatividade. O índice de 2022 foi o maior desde o início da pesquisa, em 2018.

Apesar de registrar um aumento na diversidade racial, áreas como beleza e higiene pessoal ainda são protagonizadas majoritariamente por mulheres brancas, o que vai de encontro com o “padrão de beleza” que as marcas tentam quebrar.