Mundo terá calor recorde até 2027 e menos chuva na Amazônia, alerta ONU
Dados divulgados nesta quarta-feira (17) pela Organização Meteorológica Mundial projetam picos de temperatura até 2027; no Brasil, expectativa é de menos chuva para a Amazônia
Foi divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), nesta quarta-feira (17), dados que mostram que as temperaturas mundiais possivelmente irão alcançar níveis sem precedentes nos próximos anos. Segundo a organização, esse é um resultado da combinação das mudanças climáticas produzidas pela humanidade, juntamente do fenômeno natural El Niño.
A OMM é uma entidade ligada à ONU, e os especialistas preveem que a temperatura média anual próxima à superfície terrestre pode se elevar, de forma transitória, em mais de 1,5 ºC acima dos níveis pré-industriais entre 2023 e 2027.
Ainda segundo o estudo, existem 66% de chances de que nesse período o nível de 1,5 ºC se rompa ao menos em um ano. Também, há 98% de chance de que ao menos um dos próximos cinco anos, sejam os mais quentes registrados. Já no Brasil, é esperado menos chuvas na Amazônia.
O ano mais quente registrado foi o de 2016, quando se produziu um fenômeno El Niño muito intenso, mas as previsões da OMM indicam que é muito provável que esse nível seja ultrapassado antes de 2027.
relacionados
Pela primeira vez na história uma mulher vence o duelo de Mc’s Nacional
STF julgará a descriminalização do porte de drogas no próximo ano
4 anos do massacre de Paraisópolis
Anvisa discute a regulamentação de cigarros eletrônicos
Liga Mundial de Skate Street acontece em SP
Primavera Sound acontece neste fim de semana em SP