SAC

Sou + Notícias

Metrô anuncia liberação das catracas

Metrô anuncia liberação das catracas

Por Victor da Matta

Publicado em 23/03/2023 às 11:49

Greve no Metrô nesta quinta-feira (23) pede mais funcionários e pagamentos pendentes

Por: Agência Brasil

O governo paulista aceitou a proposta dos metroviários, que tinha anuência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), para autorizar a operação do metrô com as catracas liberadas.

A categoria deflagrou greve nesta quinta-feira (23) para reivindicar o pagamento da participação nos resultados dos últimos três anos e soluções para problemas de falta de funcionários e de investimentos.

Diariamente, cerca de 3 milhões de pessoas circulam pelas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e o monotrilho linha 15-Prata, que são operadas pelo Metrô.

Em nota, o Metrô confirmou que o sindicato dos metroviários foi comunicado da liberação das catracas, “de forma a não prejudicar ainda mais a população que depende do transporte”.

O TRT-SP indeferiu liminar nesta quinta-feira (23), a pedido do Metrô, para fixar um quantitativo mínimo de funcionamento dos trens em caso de greve. Na decisão, foi acatada a liberação das catracas, método proposto pelo sindicato dos trabalhadores para afastar a possibilidade de danos à população.

ATUALIZAÇÃO

A Justiça do Trabalho de São Paulo vetou a liberação gratuita das catracas do Metrô da capital paulista. Além disso, determinou o retorno imediato da operação, 80% durante o horário de pico e 60% nos demais períodos.

“A eventual liberação das catracas poderia submeter o sistema ao recebimento de usuários acima do regular, diante de evidente migração de passageiros de outros meios de transporte, causando colapso e pondo em risco a segurança dos trabalhadores e dos próprios usuários, além de danos aos equipamentos e estrutura das estações”, afirmou o desembargador Ricardo Apostólico.