SAC

Sou + Notícias

Marcia Pantera é referência em novo clipe de MC Trans

Marcia Pantera é referência em novo clipe de MC Trans

Por Victor da Matta

Publicado em 06/04/2023 às 15:34

1º Drag Queen Bate Cabelo no Brasil também participa do clipe “A Mandraka” de MC Trans e interpreta cena marcante para a comunidade LGBTQIAP+

Marcia Pantera pode ser considerada uma das maiores artistas Drag Queen do Brasil da sua geração! Aos 51 anos de idade e 33 de carreira, Marcia carrega consigo um título poderoso. Ela é precursora do movimento bate-cabelo no país.

Você pode até não conhecer a lendária Marcia Pantera, mas com certeza já viu a técnica de jogar as madeixas de cabelo freneticamente ao ritmo das músicas afros mais diversas que ela criou.

O bate-cabelo – aquele em que a Willow Smith vez um clipe focado nessa arte – mostra o poder da influência de Marcia Pantera no mundo drag. Em 1980, quando criou o movimento, as palavras do bate-cabelo se espalharam tão rápido quanto o próprio bate cabeça.

Marcia Pantera é uma lenda viva das noites paulistanas, mas também do movimento Drag no Brasil todo. Suas performances influenciam até hoje gerações de artistas brasileiras, seja na performance, na música ou no figurino, como Pabllo Vittar e o estilista Alexandre Herchcovitch.

Em 2022, participou da 53ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), onde foi inspiração de uma coleção criada por Isaac Silva e encerrou o desfile com o show de drags comandadas pela veterana. Além de peças com bordados estampando a frase “Panterona do Brasil”, a artista subiu no palco e desfilou em cima de uma moto!

Novamente, Marcia Pantera se torna um ícone e referência para suas irmãs. A MC Trans, multiartista e representante das mulheres trans na cena do funk comenta a importância e influência de Pantera na sua vida:

“Todas as artistas trans que me inspiraram, foram inspiradas por ela. Eu estava no SPFW quando ela entrou de moto, simplesmente delirei. Eu vi uma pessoa preta, drag, queer, grandiosa em cima de uma moto em um dos palcos mais importantes”, disse a diretora do +Favela TV e Boonde TV.

Pronto! Era a peça que faltava para o clipe da música “A Mandraka” da MC Trans. Foi assim que um relacionamento muito além do profissional ou artístico começou. Estava ali, presente do seu clipe, a inspiração de todo um movimento.

Entre filmes, capas de revista, turnês na Europa e artistas renomados na sua fila de fãs, o legado de Marcia Pantera é imensurável. Ela é a prova viva de que ser majestade deve ser um ato revolucionário de resistência e reexistência.