SAC

Sou + Notícias

Kremlin diz que plano do Brasil para guerra da Ucrânia ‘merece atenção’

Kremlin diz que plano do Brasil para guerra da Ucrânia ‘merece atenção’

Por Victor da Matta

Publicado em 18/04/2023 às 10:30

Governo da Ucrânia criticou posicionamento de Brasília e convidou Lula para visitar Kiev para ‘compreender a agressão russa’

Após o comentário de Lula, no domingo (16), afirmando que o Ocidente está contribuindo para a continuidade do conflito, ao invés de promover uma mediação para um acordo de paz, gerou fortes críticas e comoção, principalmente por parte dos Estados Unidos e da Ucrânia.

A Rússia, nesta terça-feira (18), disse que a proposta do Brasil para mediar a guerra na Ucrânia “merece atenção”. Ainda no domingo (16), o presidente da República defendeu a criação de um “G20 para a paz”, um grupo de países dedicados a mediar o conflito.

“Qualquer ideia que leve em conta os interesses da Rússia merece atenção e certamente precisa ser ouvida”, declarou nesta terça o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao ser questionado sobre a sugestão de Lula.

O comentário gerou revolta ao governo ucraniano, que debateu, nesta terça-feira (18), ao convidar Luiz Inácio da Silva para visitar Kiev para que “compreenda a realidade da agressão russa”.

Além disso, o porta-voz da diplomacia ucraniana, Oleg Nikolenko, criticou Lula por colocar “a vítima e o agressor no mesmo nível”.