Kremlin diz que plano do Brasil para guerra da Ucrânia ‘merece atenção’
Governo da Ucrânia criticou posicionamento de Brasília e convidou Lula para visitar Kiev para ‘compreender a agressão russa’
Após o comentário de Lula, no domingo (16), afirmando que o Ocidente está contribuindo para a continuidade do conflito, ao invés de promover uma mediação para um acordo de paz, gerou fortes críticas e comoção, principalmente por parte dos Estados Unidos e da Ucrânia.
A Rússia, nesta terça-feira (18), disse que a proposta do Brasil para mediar a guerra na Ucrânia “merece atenção”. Ainda no domingo (16), o presidente da República defendeu a criação de um “G20 para a paz”, um grupo de países dedicados a mediar o conflito.
“Qualquer ideia que leve em conta os interesses da Rússia merece atenção e certamente precisa ser ouvida”, declarou nesta terça o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao ser questionado sobre a sugestão de Lula.
O comentário gerou revolta ao governo ucraniano, que debateu, nesta terça-feira (18), ao convidar Luiz Inácio da Silva para visitar Kiev para que “compreenda a realidade da agressão russa”.
Além disso, o porta-voz da diplomacia ucraniana, Oleg Nikolenko, criticou Lula por colocar “a vítima e o agressor no mesmo nível”.
relacionados
Maceió abre alerta de risco de deslizamento
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento
Cynthia Luz anuncia o fim de sua carreira