SAC

Sou + Notícias

Hollywood dentro da quebrada: Conheça o Sou+Filmes de Favela

Hollywood dentro da quebrada: Conheça o Sou+Filmes de Favela

Por Gustavo Souza

Publicado em 10/05/2023 às 15:58

De Paraisópolis para Cannes, a produtora de Paraisópolis que está alcançando novos patamares
O Sou+Filmes de Favela é uma das iniciativas que compõem o grupo “Sou + Favelas”. A iniciativa que acontece dentro do G10 Favelas, em Paraisópolis, faz a produção de filmes, comerciais e documentários, com pessoas da comunidade.

A iniciativa foi criada em 2022, após o CEO, Marx Rodrigues, enxergar a necessidade de ter uma produtora de audiovisual para completar o projeto do + Favela TV.”Nós percebemos a necessidade de criar uma produtora tendo em vista a reação positiva do mercado em relação à TV”, afirma Marx.

Uma das grandes características da produtora é conseguir transmitir a estética da quebrada, por meio de filmes. O Sou+Filmes de Favelas focou suas ações nas pessoas da quebrada, ou seja, moradores de Paraisópolis e de outras quebradas de São Paulo foram protagonistas em filmes e propagandas.

Em oito meses de existência, a empresa já realizou 28 produções em geral, isso inclui documentários, filmes, propagandas para o Governo Federal, entre outros.

Em 2023, a produtora atinge um novo patamar. O Sou+Filmes de Favelas irá concorrer no principal festival de filmes publicitários, Cannes Lions 2023. A iniciativa levará quatro cases para concorrer em diversas categorias do festival. Os filmes falam sobre algumas iniciativas do hub de negócios do G10 Favelas: O Favela Diz: O primeiro instituto de pesquisa dentro de uma comunidade do Brasil; O Agro Favela: Uma fazenda dentro do G10 Favelas, onde alimenta diversas famílias de Paraisópolis; O Favela Express: Uma iniciativa inovadora e eficiente para resolver o problema dos Correios dentro de Paraisópolis e a Bolsa de Valores da Comunidade.

Marx Rodrigues afirmou que sua equipe se preparou para este momento: “Investimos em equipamentos de primeira para dar trabalharmos na maior qualidade possível, trouxemos profissionais com experiência internacional para dar mentorias à nossa equipe. Estamos chegando com muita confiança”, sintetiza o CEO.

Rodrigues ainda afirma que tem muito orgulho do trabalho que sua equipe realizou para essa nova etapa da produtora. Ele afirma que a produtora é composta por pessoas que vêm da comunidade e isso enfatiza o poder que a favela tem e mostra que ela pode alcançar patamares que foram negados no passado não muito distante. “Por conta dessa enorme qualidade profissional que temos, nos sentimos confiantes para concorrer por esses leões”.
O Festival acontece na França, na cidade de Cannes, entre os dias 19 e 23 de junho.

Uma outra iniciativa que a organização montou foi a agência “Bora Brasil” em parceria com a ALMAP e do G10 Favelas. O objetivo dessa nova agência é qualificar a mão de obra dos jovens periféricos no ramo do audiovisual.

O Festival acontece na França, na cidade de Cannes, entre os dias 19 e 23 de junho.