Sou+Filmes de Favela é finalista de Cannes Lions 2023
De Paraisópolis para Cannes, a produtora de Paraisópolis foi finalista do principal festival de filmes publicitários
O Sou+Filmes de Favela é uma das iniciativas que compõem o grupo “Sou + Favelas”. A iniciativa que acontece dentro do G10 Favelas, em Paraisópolis, faz a produção de filmes, comerciais e documentários com pessoas da comunidade.
A iniciativa foi criada em 2022, após o CEO, Marx Rodrigues, enxergar a necessidade de ter uma produtora de audiovisual para completar o projeto do + Favela TV. “Nós percebemos a necessidade de criar uma produtora tendo em vista a reação positiva do mercado em relação à TV”, afirma Marx.
Em junho deste ano, o Sou+Filmes de Favelas foi finalista da categoria PR (Relações Públicas) do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2023. O filme finalista do festival mostra a criação da Bolsa de Valores da Favela, iniciativa que tem como objetivo alavancar a economia dentro da comunidade.
Em menos de um ano de existência, a empresa já realizou 38 produções em geral, isso inclui documentários, filmes e propagandas para o Governo Federal. Além de filmes para grandes empresas como: Elo, Neo Química, AlmapBBDO, FCB, Cinemark, entre outros.
Uma das grandes características da produtora é conseguir transmitir a estética da quebrada, por meio de filmes. O Sou+Filmes de Favela focou suas ações nas pessoas da quebrada, ou seja, moradores de Paraisópolis e de outras quebradas de São Paulo foram protagonistas em filmes e propagandas.
Além do filme finalista, a produtora levou para Cannes Lions outros três filmes. Um desses cases foi o Favela Diz, primeiro instituto de pesquisa localizado dentro de uma favela do Brasil.
Em quase um ano de existência, a empresa já realizou diversos levantamentos, um deles foi uma pesquisa que descobriu a intenção de voto dos moradores das favelas do Brasil, na eleição presidencial de 2022. O filme mostra como essa iniciativa acontece e como impacta moradores das favelas do Brasil.
O Favela Brasil Express também foi uma das iniciativas impulsionadas pelo G10 Favelas que foi representada em Cannes Lions.
O case que o Sou + Filmes de Favela produziu mostra como o Favela Brasil Express impacta na vida de mais de 100 mil pessoas. O filme mostra a felicidade e tranquilidade de pessoas recebendo seu celular, TV, tênis e outros bens de consumo em suas casas, algo que antes não acontecia.
Além disso, a Agro Favela também foi mostrada para o mundo. A iniciativa impulsionada pelo G10 Favelas em parceria com a Sodexo construiu em Paraisópolis (com mais de 100 mil moradores) uma horta de 900 m² e alimenta 400 pessoas por dia, além dos funcionários do Pavilhão Social do G10.
A partir dessa premissa, a Agro Favela, em uma realização do Sou+Filmes de Favela com o G10 Favelas, participou da 70ª edição do maior festival de publicidade do mundo, o Cannes Lions 2023.
relacionados
Lucas Penteado e Juan Paiva regravam músicas de Claudinho e Buchecha
Maceió abre alerta de risco de deslizamento
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento