SAC

Sou + Notícias

Governo quita dívida com fundo do Mercosul após quase dez anos de inadimplência

Governo quita dívida com fundo do Mercosul após quase dez anos de inadimplência

Por Victor da Matta

Publicado em 19/04/2023 às 12:08

Com o pagamento em dia, Brasil voltará a ter acesso a valores destinados a projetos de segurança, saneamento e infraestrutura

O Governo Federal realizou, nesta terça-feira (18), o pagamento da dívida de cerca de 500 milhões de reais com o Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul. Os valores estavam em aberto há quase dez anos.

Desde 2014 que o Brasil deixou de contribuir com o bloco que visa diminuir as assimetrias entre os países membros. A partir de 2018, a crise se intensificou com o governo anterior, que deixou de pagar as contribuições a entidades como a Unesco e o banco Brics

Com a dívida, o Brasil corria risco de perder o direito de voto nas discussões da ONU, principalmente no Conselho de Segurança, o mais alto dos colegiados do órgão e suposto “princípio” do ex-presidente, Bolsonaro (PL).

Com o pagamento da dívida, o Brasil voltará a ter acesso aos recursos do fundo no montante de 350 milhões de reais destinados a projetos de segurança, saneamento e infraestrutura em regiões de fronteiras.