Governo quita dívida com fundo do Mercosul após quase dez anos de inadimplência
Com o pagamento em dia, Brasil voltará a ter acesso a valores destinados a projetos de segurança, saneamento e infraestrutura
O Governo Federal realizou, nesta terça-feira (18), o pagamento da dívida de cerca de 500 milhões de reais com o Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul. Os valores estavam em aberto há quase dez anos.
Desde 2014 que o Brasil deixou de contribuir com o bloco que visa diminuir as assimetrias entre os países membros. A partir de 2018, a crise se intensificou com o governo anterior, que deixou de pagar as contribuições a entidades como a Unesco e o banco Brics
Com a dívida, o Brasil corria risco de perder o direito de voto nas discussões da ONU, principalmente no Conselho de Segurança, o mais alto dos colegiados do órgão e suposto “princípio” do ex-presidente, Bolsonaro (PL).
Com o pagamento da dívida, o Brasil voltará a ter acesso aos recursos do fundo no montante de 350 milhões de reais destinados a projetos de segurança, saneamento e infraestrutura em regiões de fronteiras.
relacionados
Lucas Penteado e Juan Paiva regravam músicas de Claudinho e Buchecha
Maceió abre alerta de risco de deslizamento
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento