SAC

Sou + Notícias

Governo de SP nega material do MEC e utiliza ferramentas próprias e digitais

Governo de SP nega material do MEC e utiliza ferramentas próprias e digitais

Por Gustavo Souza

Publicado em 01/08/2023 às 15:58

Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais diz que medida é extrema

O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Educação, resolveu não usar o material didático e pedagógico do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), para alunos do ensino fundamental e médio das escolas estaduais, a partir de 2024.

No lugar do material disponibilizado pelo MEC, o estado usará um material próprio e digital. Os alunos das primeiras séries do ensino fundamental terão materiais físicos para dar suporte aos digitais. Já os alunos entre o 6º e o 9º ano receberão um material 100% digital.

Essa é a primeira vez que o estado de São Paulo fica de fora do PNLD, e a Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais cobrou uma explicação sobre a escolha do estado.

O secretário executivo de Educação de São Paulo, Vinicius Neiva, afirmou que o estado tem seu próprio material escolar. “Dentro da rede a gente tinha um conjunto de livros didáticos e o que a gente está fazendo é uniformizando todos esses livros em um material digital. O que estamos buscando é uma uniformização e coerência pedagógica em todas as escolas do estado”, disse Neiva.

O secretário também expôs os desafios do estado para que esse plano seja bem executado. “Primeiro passo é que estamos adotando mais computadores, mais equipamentos nas escolas, para que eles possam usar dentro da escola. O segundo item é que estamos doando aparelhos para os mais necessitados. E o terceiro ponto é que as escolas estarão autorizadas a imprimir esse material nosso e entregar para os alunos que precisam”, afirmou.

Além disso, o secretário afirmou que o estado vai receber 60 mil computadores para fortalecer a estrutura das escolas estaduais.