Governo acaba com medalha Princesa Isabel e cria Prêmio Luiz Gama
O prêmio tem como o objetivo homenagear ações de destaque especial nas áreas de promoção e defesa dos direitos humanos no país.
O Governo Federal revogou a “Ordem do Mérito Princesa Isabel”, que foi sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, no fim do seu mandato, e criou o Prêmio Luiz Gama. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (3).
A antiga premiação era usada para homenagear pessoas e entidades que tenham prestado “notáveis serviços” em relação aos Direitos Humanos. A Princesa Isabel foi quem assinou a Lei Áurea, que proibia a escravidão.
O novo prêmio será entregue a cada dois anos para pessoas físicas ou PJ de direito privado, para ações que mereçam destaque especial nas áreas de promoção e defesa dos direitos humanos no país.
Logo, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania decidiu trazer a imagem de uma pessoa que realmente lutou contra a escravidão no Brasil. Gama foi responsável pela libertação de pelo menos 500 escravos. Nascido em Salvador, em 1830, filho de uma escrava liberta com um descendente de portugueses, ele foi vendido como escravo pelo próprio pai quando tinha apenas 10 anos.
relacionados
Pela primeira vez na história uma mulher vence o duelo de Mc’s Nacional
STF julgará a descriminalização do porte de drogas no próximo ano
4 anos do massacre de Paraisópolis
Anvisa discute a regulamentação de cigarros eletrônicos
Liga Mundial de Skate Street acontece em SP
Primavera Sound acontece neste fim de semana em SP