Garimpeiros em fuga matam 3 Yanomamis
Grupo de garimpeiros estão em fuga após ação do governo federal.
Três indígenas Yanomamis foram mortos durante a fuga de garimpeiros da terra indigena. A informação foi divulgada na tarde do último domingo (5), pelo líder Júnior Hekurari Yanomami.
“Recebi informações das comunidades do Haxiu e Waphuta de que os garimpeiros mataram três jovens. Estamos muito preocupados. Hoje, sobrevoamos com a ministra onde tiveram as mortes. Têm muitos garimpeiros e helicópteros voando em cima. Nós ficamos muito preocupados . As comunidades querem ir lá para buscar esse corpo. Nós comunicamos a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Funai para apoiar no resgate desses corpos que estão no Homoxi”, disse Hekurari.
Os garimpeiros estão fugindo pelas matas e por rios. De acordo com informações, os foragidos estão tentando contato com aeronaves clandestinas para concretizar a fuga, contudo, o espaço aéreo está interditado no local, logo, é uma opção inviável.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que haverá reforço nas forças das seguranças federais em Roraima, para a retirada dos garimpeiros. Ainda de acordo com o ministro, ele quer que a desocupação seja feita de forma pacífica.
relacionados
Lucas Penteado e Juan Paiva regravam músicas de Claudinho e Buchecha
Maceió abre alerta de risco de deslizamento
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento