SAC

Sou + Notícias

G10 Favelas e Novartis lançam programa +Vida para favelas do Brasil

G10 Favelas e Novartis lançam programa +Vida para favelas do Brasil

Foto: Reprodução

Por Gustavo Souza

Publicado em 24/08/2023 às 07:19

A parceria tem como objetivo levar informações sobre saúde para moradores de favelas

O G10 Favelas, em parceria com a Novartis e o Grupo Sou + Favela, lançaram nesta quinta-feira (24), o programa “+Vida Novartis”.

O programa envolverá várias ações ao longo do ano, e será feito por etapas que separam o tipo de doença a ser abordada, tais como: anemia falciforme, câncer de mama, doença de Chagas, doenças cardíacas e ações de meio ambiente que impactam a saúde das famílias.

O primeiro módulo desta cooperação, abordará a anemia falciforme, doença genética mais predominante no Brasil que aflige de 50 a 60 mil pessoas no país e é caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias), o que dificulta a circulação e a chegada do oxigênio aos tecidos e desencadeia uma série de sinais e sintomas como dor crônica e infecções. O objetivo desta primeira fase é promover o conhecimento sobre a doença na comunidade e, sobretudo, combater a desinformação e as fake news que rodeiam o assunto.

Essa união surge diante da escassez de informações sobre a doença que atinge as favelas do país. O lançamento desta parceria acontecerá no dia 24 de agosto, a partir das 10 horas da manhã, no Pavilhão Social do G10 Favelas, em Paraisópolis, São Paulo.

A nova parceria une o G10 Favelas, Bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto das Favelas Brasileiras; o Grupo Sou + Favela, a maior rede de comunicação em favelas do Brasil; e a Novartis, farmacêutica suíça que atua há 90 anos no Brasil para reimaginar a medicina para melhorar e estender a vida das pessoas. Por meio desta união, será lançado uma série de projetos para impactar a favela de Paraisópolis.

Uma das ações que serão desenvolvidas durante os 6 meses de parceria será os “Embaixadores do +Vida”. Essa etapa reunirá 50 presidentes de ruas que se tornarão embaixadores do programa, a fim de conscientizar 50 famílias que são cobertas por cada presidente.

Os Embaixadores do +Vida receberão um curso de capacitação, no qual serão treinados para propagar a conscientização sobre a doença para cada família participante. As aulas serão ministradas pela Dra. Berenice Kikuchi, Doutora em Saúde e Desenvolvimento, mestre em educação, enfermeira de saúde pública, especialista em doença falciforme e Diretora técnica da AAFESP (Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo).

Além disso, serão realizados seis episódios de podcast no +Favela TV que terá a presença de Gilson Rodrigues, presidente nacional do G10 Favelas, e representantes da Novartis. Essa estratégia de comunicação acontecerá mediante campanhas e publicidades no +Favela TV com conteúdo sobre os cuidados necessários para quem vive com a doença.

Também será produzido um documentário que expõe o cenário brasileiro na luta contra a anemia falciforme e as dificuldades que os pacientes enfrentam em seu dia a dia. Além disso, a parceria prevê um filme institucional mostrando as ações do programa como forma de divulgação das operações. Essas produções serão realizadas pelo Sou + Filmes de Favela.

Renato Carvalho, presidente da Novartis Brasil, comentou sobre a parceria: “O maior desafio que temos hoje no acesso à saúde é a sustentabilidade dos sistemas de saúde e sabemos que só vamos conseguir enfrentá-lo com base na prevenção e diagnóstico precoce das doenças. Ampliar a informação disponível para a população é um passo muito importante nessa direção. Estamos muito felizes em concretizar esta parceria com o G10 Favelas “, afirmou Renato Carvalho.

Gilson Rodrigues, presidente nacional do G10 Favelas, também falou sobre o novo programa: “Estamos muito felizes com a realização deste projeto. A desinformação rodeia a favela, muito por conta da complexidade colocada em matérias jornalísticas e programas de TV. Porém, iremos mudar isso por meio de uma emissora e de uma produtora que falam a língua da favela e vão diminuir cada vez mais o abismo entre o emissor das informações e os receptores delas”, finalizou Gilson Rodrigues.

Sobre a Novartis  

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 800 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 106 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em https://www.novartis.com.br/.