Finlândia passa a integrar a OTAN e Putin promete reagir
Após 10 anos postergando, Finlândia é o 31º país a integrar a organização
A partir desta terça-feira (4), a Finlândia passa a integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), tornando-se o 31º membro da organização. Formou-se, portanto, uma aliança militar internacional de defesa coletiva dos países envolvidos.
A adesão da Finlândia marca a ampliação da presença das tropas da aliança na fronteira com a Rússia, que praticamente dobrou, já que o país recém aderido possui 1.340 km de divisa com o país russo.
A entrada da Finlândia marca um novo marco na guerra da Rússia contra a Ucrânia, já que o presidente Vladimir Putin prometeu responder à adesão de Helsinque, capital do país.
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a Rússia está “observando de perto” e descreveu a ampliação como uma “violação de nossa segurança e nossos interesses nacionais”.
Já o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que esta é “talvez a única coisa pela qual podemos agradecer a Putin”, disse ao se referir ao presidente russo, quando este precipitou-se ao afirmar que queria evitar exatamente isso.
relacionados
STF julgará a descriminalização do porte de drogas no próximo ano
4 anos do massacre de Paraisópolis
Anvisa discute a regulamentação de cigarros eletrônicos
Liga Mundial de Skate Street acontece em SP
Primavera Sound acontece neste fim de semana em SP
Lucas Penteado e Juan Paiva regravam músicas de Claudinho e Buchecha