SAC

Sou + Notícias

Família de Marielle Franco terá acesso em primeira mão às informações sobre a investigação do assassinato

Família de Marielle Franco terá acesso em primeira mão às informações sobre a investigação do assassinato

Por Victor da Matta

Publicado em 19/04/2023 às 13:56

Os ministros analisaram o pedido da família para acessar as apurações que correm sob sigilo; foram 4 votos a 0 a favor

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou que os familiares da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes tenham acesso à investigação sobre a motivação, os mandantes e autores do assinato de 5 anos atrás.

As apurações, que correm sob sigilo, foram negadas pelo Justiça do Rio, o que levou o caso ao STJ, que contou com a análise dos ministros que votaram positivamente para o acesso dos familiares.

Mônica Benício (Psol), vereadora do Rio de Janeiro e viúva de Marielle, comentou sobre a decisão, que libera os parentes a tomarem conhecimento das provas já produzidas no inquérito:

“É uma vitória. O que ganhamos aqui no STJ hoje é nosso direito e se reflete num legado da história e da luta de Marielle. Os familiares são os principais interessados na luta por justiça e temos sido incansáveis na cobrança por transparência e celeridade. Esse passo abre um precedente histórico contra a impunidade a crimes cometidos contra defensores dos direitos humanos”, comentou a vereadora ao G1 Rio.