Família de Marielle Franco terá acesso em primeira mão às informações sobre a investigação do assassinato
Os ministros analisaram o pedido da família para acessar as apurações que correm sob sigilo; foram 4 votos a 0 a favor
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou que os familiares da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes tenham acesso à investigação sobre a motivação, os mandantes e autores do assinato de 5 anos atrás.
As apurações, que correm sob sigilo, foram negadas pelo Justiça do Rio, o que levou o caso ao STJ, que contou com a análise dos ministros que votaram positivamente para o acesso dos familiares.
Mônica Benício (Psol), vereadora do Rio de Janeiro e viúva de Marielle, comentou sobre a decisão, que libera os parentes a tomarem conhecimento das provas já produzidas no inquérito:
“É uma vitória. O que ganhamos aqui no STJ hoje é nosso direito e se reflete num legado da história e da luta de Marielle. Os familiares são os principais interessados na luta por justiça e temos sido incansáveis na cobrança por transparência e celeridade. Esse passo abre um precedente histórico contra a impunidade a crimes cometidos contra defensores dos direitos humanos”, comentou a vereadora ao G1 Rio.
relacionados
Primavera Sound acontece neste fim de semana em SP
Lucas Penteado e Juan Paiva regravam músicas de Claudinho e Buchecha
Maceió abre alerta de risco de deslizamento
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global