Costurando Sonhos Brasil dará início à Semana Fashion Revolution 2023
O evento será em Paraisópolis, no Pavilhão Social do G10 Favelas neste sábado (22), a partir das 13h até às 18h
A Semana Fashion Revolution Brasil acontece entre os dias 22 a 29 de abril (neste sábado) e essa edição terá início na segunda maior favela de São Paulo, em Paraisópolis, com a parceria do Costurando Sonhos Brasil, um negócio de impacto social que capacita mulheres como costureiras para que tenham independência financeira, e com o G10 Favelas, Bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Comunidades do Brasil.
A Semana é realizada simultaneamente em dezenas de países, com o intuito de mostrar ideias e manifestações de moda sustentável e que respeitam o meio ambiente.
O evento contará com a presença de representantes de comunidades e negócios de impacto apoiados pela instituição. Para a co-fundadora do Costurando Sonhos Brasil, Sueli Feio, é muito importante trazer essas discussões para dentro da favela e democratizar a moda.
“Estamos muito empolgadas com a abertura da Semana Fashion Revolution, em Paraisópolis, onde poderemos mostrar todo o trabalho que realizamos aqui, desde o social, que foi o que deu início ao Costurando Sonhos Brasil com a capacitação voltada para mulheres em vulnerabilidade; a moda sustentável, que é a confecção de peças, roupas e acessórios, com o conceito upcycling, onde reaproveitamos peças que seriam descartadas; e o negócio que tem como foco o empreendedorismo feminino, que dá voz e empodera mulheres para que elas tenham independência financeira, prosperem e se tornem o que elas quiserem”, afirma Suéli.
O abuso no mundo da moda, infelizmente, ainda é uma realidade e por conta disso e por tragédias como o desabamento de um prédio em Bangladesh, em 2013, que custou a vida de mais de mil pessoas, fatos como este, que escancaram o lado obscuro da indústria de roupas, foi que nasceu o Fashion Revolution.
“Em 2023, está completando 10 anos desse acidente em Bangladesh e, por isso, a Semana Fashion Revolution trará, neste ano, debates em torno desse marco com discussões sobre o que mudou e o que precisa melhorar depois desse acontecimento. Fazer essa parceria com o Costurando Sonhos Brasil é uma grande satisfação porque o projeto é um case de sucesso, que mostra a potência da moda, e os objetivos e os propósitos estão alinhados aos que nós acreditamos”, declara Fernanda Simon, Diretora Fashion Revolution Brasil.
O Costurando Sonhos Brasil busca soluções socioambientais no meio da moda e desenvolve coleções utilizando o conceito upcycling, como a Coleção Energia, que foi criada a partir do reaproveitamento de uniformes que seriam descartados e transformados em novas peças. Tudo isso é desenhado e confeccionado por mulheres, muitas delas com uma história muito sensível, que são amparadas pela iniciativa. Para o presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues, trazer a Semana Fashion Revolution para Paraisópolis representa muito para as costureiras da comunidade.
“A moda na favela é uma forma de resistência. Formar mulheres em curso de corte e costura foi uma maneira de fazer com que elas pudessem se especializar, ter uma renda e sair do ciclo de violência, onde muitas delas se encontravam, são essas mulheres que fazem a maioria das roupas que usamos”, afirma Gilson.
A iniciativa conta com o apoio de grandes parceiros como o Instituto Brasileiro de Moda (IBModa) e o G10 Favelas. Para saber mais sobre a Semana Fashion Revolution 2023, consulte a programação disponível no site.
relacionados
STF julgará a descriminalização do porte de drogas no próximo ano
4 anos do massacre de Paraisópolis
Anvisa discute a regulamentação de cigarros eletrônicos
Liga Mundial de Skate Street acontece em SP
Primavera Sound acontece neste fim de semana em SP
Lucas Penteado e Juan Paiva regravam músicas de Claudinho e Buchecha