SAC

Sou + Notícias

Comissão da Câmara aprova projeto para proibir casamentos de pessoas do mesmo sexo no Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto para proibir casamentos de pessoas do mesmo sexo no Brasil

Comissão que aprovou proposta é majoritariamente formada por deputados conservadores — Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Por Gustavo Souza

Publicado em 10/10/2023 às 15:51

Projeto ainda passará pela aprovação da comissão de Direitos Humanos

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou nesta terça-feira (10) um projeto de lei que visa proibir o casamento homoafetivo. A votação teve o placar de 12 votos a favor e 5 contra.

Com a aprovação, o texto segue para as comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça da Casa.

O deputado Pastor Eurico (PL), relator da sessão, apresentou o parecer final do projeto. No novo relatório, ele afirmou que o poder público e a legislação civil não podem interferir nos critérios de casamentos religiosos. Além disso, o texto prevê a inclusão da proibição no Código Civil.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), se posicionou contra o projeto, e falou sobre como ele invisibiliza milhares de casais: “Há pressa para jogar no limbo mais de 80 mil casais que hoje têm suas relações extremamente regulamentadas, a pressa é para estimular uma LGBTQIA+fobia, que se transforma em estatísticas crueis, a pressa é para endeusar o discurso de morte, e aqui se quer retirar direitos”.