Chega à Câmara projeto de lei do Governo que prevê salários iguais para homens e mulheres
Projeto prevê medidas para que empresas sejam mais transparentes e fortaleçam a fiscalização
O projeto de lei apresentado pelo Governo no Dia Internacional das Mulheres chega à Câmara dos Deputados. O projeto da Lei 1085/23, do Poder Executivo, garante o pagamento igualitário para funcionários homens e mulheres que exercem a mesma função.
O projeto assinado pela Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, determina que empresas com mais de 20 funcionários publiquem relatórios de transparência salarial, para permitir a comparação objetiva dos salários e remunerações de homens e mulheres.
Caso seja identificada a desigualdade nesta análise comparativa, a empresa deve apresentar e implementar um plano de ação com metas e prazos. A proposta prevê multa de 10 vezes sobre o maior salário pago pela empresa em caso de descumprimento da igualdade salarial, além de indenização por danos morais.
O projeto também possibilita que a Justiça emita uma decisão liminar para obrigar a empresa a pagar imediatamente o mesmo salário para a funcionária(s) prejudicada(s).
Segundo a Agência da Câmara dos Deputados, o projeto do governo ainda vai ser encaminhado às comissões permanentes da Casa e já tem pedido do governo para tramitar em regime de urgência.
relacionados
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento
Cynthia Luz anuncia o fim de sua carreira
Mais de 2,8 mil pessoas foram libertados de trabalhos análogo à escravidão