SAC

Sou + Notícias

Brasil termina Cannes Lions com 92 Leões

Brasil termina Cannes Lions com  92 Leões

Foto: Reprodução

Por Gustavo Souza

Publicado em 23/06/2023 às 13:59

O Brasil tem seu melhor desempenho dos últimos anos em Cannes Lions

A 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, está sendo muito marcante para as agências brasileiras. No total, o país venceu 92 troféus.

Os dois principais prêmios desta edição foram para AlmpaBBDO e para AKQA, ambas as agências venceram um Grand Prix (premiação máxima do festival). O Grand Prix conquistado pela AlmaBBDO foi na categoria Creative B2B, com o filme “TERR4”. O case foi produzido para a Be e Pacto Global da ONU.

A produção mostrou o planeta terra como uma grande empresa que presta serviços e vende produtos de grande qualidade. Contudo, vem sofrendo com os maus cuidados de quem administra a empresa, problemas como corrupção, distribuição de renda desigual, são expostos. Apesar desses problemas, o roteiro mostra que a terra tem ativos preciosos que merecem o investimento e os cuidados que farão com que a “organização” passe por cima desses problemas.

Já o Grand Prix conquistado pela AKQA foi pela categoria Digital Craft com o case “Never done evolving feat Serena”, produzido em parceria com equipes de Melbourne e Portland, para a Nike.

O filme fala sobre Serena Williams, considerada a maior jogadora de tênis da história. A atleta se aposentou em 2022, porém não deixou de fazer parte do esporte, visto que seus resultados em quadra foram estudados para saber como a jogadora se manteve no topo por tanto tempo. Os resultados desses estudos são usados para o aprimoramento de novos talentos do tênis, o que pode criar uma geração de atletas mais talentosos.

Dos 92 troféus, além dos Grand Prix, 2 Titanium Lions. Além de 11 ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes. As agências brasileiras que tiveram mais sucesso neste ano foram: AKQA que somou 100 pontos, Africa Creative com 99 pontos e a VMLY&R com 81 pontos.

A AKQA fez uma campanha brilhante neste ano, a agência venceu 1 Grand Prix, 2 Leões de Ouro, 4 Leões de Prata e 4 Bronze. A segunda colocada no ranking brasileiro, a Africa Creative, terminou o festival com 1 Titanium Lions, 1 Ouro, 3 Pratas e 11 Bronzes. E, para fechar o pódio, a VMLY&R volta para o Brasil com 2 Leões de Ouro, 6 de Prata e 11 Bronze.

O número de premiações superou os 70 conquistados em 2022. Contudo, ficou longe da histórica marca de 101 Leões de 2018.