SAC

Sou + Notícias

Barragem com trincas de até 300 metros aterroriza moradores de Santa Bárbara, em Minas Gerais

Barragem com trincas de até 300 metros aterroriza moradores de Santa Bárbara, em Minas Gerais

Por Victor da Matta

Publicado em 15/06/2023 às 15:24

Apesar dos relatos, a mineradora afirma que as trincas têm menos de um centímetro de espessura, e estrutura segue estável e segura

Foi identificado em uma barragem da AngloGold Ashanti, na CDS II, em Santa Bárbara, na Região Central de Minas Gerais, com até 300 metros de comprimento. A informação foi confirmada neste sábado (10) pela mineradora, que garante que a estrutura segue estável e segura.

“As trincas identificadas na estrutura possuem menos de um centímetro de espessura e até 300 metros de comprimento intermitente. Elas não apresentam, para a estrutura, risco iminente de ruptura”, afirmou a AngloGold, em nota.

Segundo a AngloGold, as trincas foram detectadas em vistorias de rotina e levaram à declaração, para prevenir, do nível 1 de emergência da barragem.

De acordo com a AngloGold, a estrutura “possui videomonitoramento 24h e passa por inspeções e monitoramentos constantes”. Após a conclusão da fase de estabilização, a próxima etapa será de selamento das trincas. A barragem CDS II não está mais em operação e passa por processo de descaracterização.