Barco com 400 refugiados está à deriva entre a Líbia e Malta, diz serviço de apoio
O barco está à deriva desde domingo (9/4) e mesmo cientes, nenhum governo faz nada a respeito; várias pessoas necessitam atenção médica, a embarcação está sem combustível e o convés cheio de água
Em meio ao aumento de barcos de migrantes cruzando o Mediterrâneio, uma embarcação com cerca de 400 pessoas a bordo, originárias do norte da África, está à deriva entre os mares de Malta e Líbia desde domingo (9/4). Mesmo cientes, nenhum governo ordenou o resgate até o momento.
O projeto de resgate marítimo, Alarm Phone, disse no seu perfil do Twitter que recebeu um chamado da embarcação – que partiu de Tobruk (Líbia), na noite de sábado (8) – e que avisou as autoridades responsáveis. No entanto, nenhuma operação foi realizada até o momento.
Segundo informações do projeto, as 400 pessoas a bordo estavam em pânico, com várias necessitando atenção médica. A embarcação estava sem combustível e seu convés inferior cheio de água, enquanto o capitão havia partido e não havia como pilotar a embarcação.
Ainda segundo o serviço voluntário, o barco está até agora no mar de Malta. A ONG alemã Sea-Watch, que também atua na área, acusou o governo maltense de ordenar que autoridades marinhas não realizassem o resgate.
A organização voluntária de resgate, a alemã Resqship, afirmou que 23 migrantes morreram em outro naufrágio durante a madrugada desta segunda-feira. Também, na semana passada, 440 pessoas foram resgatadas em situação semelhante, nas águas de Malta.
relacionados
Maceió abre alerta de risco de deslizamento
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento
Cynthia Luz anuncia o fim de sua carreira