SAC

Sou + Notícias

Ancestralidade e História na Música

Ancestralidade e História na Música

foto: reprodução

Por

Publicado em 24/07/2023 às 11:25

O que é ancestralidade e qual sua importância na música?

Todos os significados de ancestralidade passam por um só: a influência da nossa família sobre quem nós somos. E ela vai muito além do que conhecemos, porque engloba séculos de gerações e histórias cuja herança ainda estão bem vivas.
A conexão ancestral é fonte de sabedoria, identidade, pertencimento e saúde. Honrar os ancestrais e os mais velhos, significa reconhecer a sabedoria dos que vieram antes de nós.
“Ancestralidade é tudo aquilo que se refere ao que veio antes, as gerações passadas e que que se relacionam a partir de memórias coletivas”.

Exemplo de artistas que trazem a ancestralidade em suas músicas.

Beyoncé
No álbum Renaissance as músicas contam a história de uma trajetória de sofrimento e luta pelo reconhecimento das origens africanas. Em alguns momentos, também faz referência ao poder feminino em tradições africanas. As letras falam sobre a beleza da pele negra e celebram a amplitude da ancestralidade africana.

Negra Li
Em sua arte vemos a força, as dores e as conquistas do povo preto, deixando seu legado na música. Sua obra é um salve ao passado e um brinde ao futuro, celebrando também toda
trajetória e amadurecimento da cantora.

Emicida
A obra Amarelo, de Emicida, aponta uma ótica afrofuturista. A retomada ancestral utilizada como ferramenta para o pensamento de futuros negros e suas experiências na sociedade.
A importância da luta dos movimentos negros para a recuperação de uma identidade da população afro-brasileira.

Seguiremos ressaltando artistas negros usam arte para valorizar a ancestralidade e combate ao racismo.