SAC
Michelle Gilliard, representante internacional da IBM, conhece o Pavilhão Social do G10 Favelas

Michelle Gilliard, representante internacional da IBM, conhece o Pavilhão Social do G10 Favelas

Michelle Gilliard, representante internacional da IBM, conhece o Pavilhão Social do G10 Favelas

Por Gustavo Souza

Publicado em 01/06/2023 às 16:26

Em conversa com o Emprega Comunidades, Michelle Gilliard conhece as potências da favela.

Michelle Gilliard, Líder de Responsabilidade Social Corporativa, IBM Américas, visitou o pavilhão social do G10 Favelas, durante o mês de maio, e conheceu as iniciativas que fazem parte do hub de negócios do bloco econômico das 10 principais comunidades do país.

Durante a visita, Michelle foi acompanhada pela fundadora do Emprega Comunidades, Rejane Santos. A empreendedora de Paraisópolis afirmou que a visita de Michelle foi um marco em sua carreira. “Ter esse encontro com a Michelle foi algo incrível, uma mulher preta que ocupa um cargo de liderança em uma multinacional, impossível não se emocionar e se inspirar”.

De acordo com Rejane, as conversas entre as empresas aconteceram após ela entrar em contato com a Líder de Responsabilidade Social Corporativa da IBM na América Latina, Flávia Freitas. Por meio desse contato, a parceria entre as empresas foi firmada, e no mês passado, Michelle Gilliard conheceu as iniciativas.

A IBM anunciou o Match!, programa de capacitação de jovens na área da tecnologia. Ao total, 100 mil pessoas no Brasil serão impactadas por essa iniciativa que é gratuita e já está com inscrições abertas, tendo como único pré-requisito ser maior de 18 anos.

A influência da IBM no Instituto Favela Diz

A IBM desenvolve, fabrica e vende hardware e software, incluindo sistemas de inteligência artificial, deep learning e supercomputadores. Entre suas invenções estão os códigos de barras e a inteligência artificial Watson, e o maior computador quântico do mundo. Além disso, a companhia trabalha com consultoria e infraestrutura de tecnologia da informação (TI), serviços de bancos de dados e armazenamento em nuvem, entre outros.

O primeiro Instituto de Pesquisas dentro de uma comunidade no Brasil, o Instituto Favela Diz (uma das empresas que compõem do grupo Sou + Favela), utilizou um dos softwares desenvolvidos pela IBM no processamento de dados e tem sido um grande aliado em Projetos como o Raio X Comunidades, Electrolux e no projeto Contra a violência doméstica e familiar na comunidade de Paraisópolis (projeto em parceria com a ONU) há mais de um ano.