Colunistas
Lianna
Festivais, músicas, cultura
Mc Lianna é diretora do BOONDE FAVELA e uma das artistas do BOONDE BRASIL. Com mais de quatro anos de carreira, ela deu início à mais uma etapa, virou apresentadora do MelaninaCast, programa do +FavelaTV.
Suúh Collyns
Música
Suúh Collyns é uma artistas, apresentadora, compositora e cantora de Paraisópolis. Além disso, é uma das diretoras do Boonde Favela e artista do BOONDE BRASIL. Collyns começou sua carreira cantando na igreja, até se desenvolver em ritmos como: Rap, trap, funk, R&B, mandelão e músicas românticas.
Gilson Rodrigues
Política. Empreendedorismo Social. Favelas
Gilson Rodrigues é presidente do G10 Favelas, maior aglomerado de empreendimentos de favelas do mundo. “Homem do Ano de 2022 em Mobilização Social” pela GQ, é fundador da Bolsa de Valores das Favelas e do G10 Bank Participações. Tocou o sino da Bolsa de Valores de Nova York, a NYSE, e da Bolsa de Valores do Brasil, a B3. Doutor Honoris Causa, tem por objetivo mostrar as favelas como potência e evidenciar que as soluções para os problemas do Brasil devem ser protagonizadas por elas.
Vale da Quebrada
Vale da Quebrada
O Vale da Quebrada nasceu para conversar com os lgbt's economicamente e culturalmente menos favorecidos. Apresentando-lhes que há um mundo possível sem preconceitos e que ninguém está predestinado a viver coisas ruins. Todes têm o poder de escolher uma vida melhor. Somos uma rede de apoio e esperança.
Marx Rodrigues
Empreendedorismo de Favela; Cinema; TV; Pesquisa para mudar as favelas do Brasil
Ceo Grupo Sou+Favela: maior ecossistema de comunicação das favelas do Brasil, formado por 7 empresas. Boonde favela; +Favela TV; Sou+Favela mídia on e off; Sou+favela Wi-Fi; Sou+Filmes de Favela; Instituto de pesquisas Favela Diz; Sou+Favela notícias. Em um ano meio, foi responsável por executar mais de 65 campanhas publicitárias; produzir 34 filmes publicitários e de cinema; realizou mais de 10 estudos e pesquisas em favelas; e concorre em Cannes Lions com 4 campanhas publicitárias da criação do grupo e produção dos filmes pela produtora de filmes.
Giva Pereira
Empreendedorismo
Giva Pereira é coordenador de projetos e empreendedor social e CEO da Startup Favela Brasil Xpress, empresa de logística atuando de forma ativa com entregas de e-commerce nas favelas brasileiras, atuando em 6 bases de entregas, com planos de expansão de 50 novas bases até o fim do ano. Trabalhei ativamente com ações humanitárias em ações de mitigação contra a COVID-19 por meio da iniciativa dos Presidentes de Rua, estratégia organizada pelo Bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social nas favelas brasileiras, G10 Favelas, coordenando equipes para atendimento e acolhimento aos moradores de Paraisópolis. Recebi pela Instituição de Ensino particular, Alef Peretz, o prêmio em 1º lugar, por meio do projeto “Sensor de Enchente” e “Transformando Lixo em Arte” entre as 30 propostas apresentadas. Pelo trabalho e dedicação com meu povo por meio do projeto G10 Favelas, foi reconhecido pela Prefeitura de Imaculada - PB, com certificado de gratidão pelas benfeitorias realizadas para meus conterrâneos.
Rejane dos Santos
Diversidade, equidade e inclusão no mercado de trabalho
Rejane dos Santos, 37 anos, baiana, pedagoga, fundadora da empresa Emprega Comunidades, que é um negócio de impacto social que atende as ODS 1, 4, 5 ,8, 10 e 11.
Renan Victor
Juventudes
Especialista em políticas públicas para juventudes na região Nordeste, agente local na erradicação da pobreza, COO Fundador do Instituto Ternura e captador de fundo nacionais.
Nazareno Costa
Política
Nazareno é presidente da FEPAM (Federação Paulista da Associação de Moradores); Gestor Público; Diretor do G10 Bank, e um dos fundadores do G10 Favelas.
Rosilane Queiroz
Economia popular
Rosilane Queiroz é uma mulher, casada, de 41 anos, nordestina, filha de pais humildes, mãe do Miguel, atua na área financeira há mais de 10 anos. Formada em Economia e Pós-Graduada em Gestão de Negócios, é Coordenadora Financeira do G10 Favelas, onde fornece um olhar consultivo, apoiando na tomada de decisões ágeis e assertivas. Acredita na possibilidade de erradicar a pobreza e a fome por meio da democratização dos recursos economicos, envolvendo desde a educação financeira, o empreendedorismo e a economia circular. Foi voluntária no “União na Massa”, e hoje, exerce sua função no G10 Favelas por se alinhar no objetivo coletivo de fazer o bem as pessoas mais vulneráveis, em especial as mulheres periféricas, mães solo e sem renda.
Jardel Resende
Giro cultural pela américa latina em São Paulo.
Jardel Resende é morador de Paraisópolis, gestor de Recursos Humanos, estudante de psicologia e professor voluntário de espanhol. Dedica-se no compromisso social de democratizar o acesso as vagas de emprego as pessoas de sua comunidade por meio do Emprega Comunidades, enquanto Analista de RH. Gay periférico, cultiva diariamente o amor negro com seu marido.
Kawê da Silva Veronezi
Sociedade. Política. Arte.
Kawê da Silva Veronezi é um jovem ativista que por meio da comunicação discute as questões políticas de temas como Arte, Cultura, Meio Ambiente, Educação e Tecnologias. Estudante por vocação, é comunicador, multiartista, pianista, poeta, pesquisador, extencionista e mobilizador social, atuando no combate as acelerações das mudanças climáticas e na democratização do acesso a vida digna. Pós-graduando em Gestão Estratégicas de Negócios pela FMU e bacharel em Relações Públicas pela UFSM, é CEO e assessor PR na COMPLEXO, atendendo nomes como Kalef Castro, King, Suuh Collyns, Akin Zahin, SONHO, Gilson Rodrigues e Jaqueline Amorin. É popularizador e articulador da Agenda 2030 no Brasil e projetista de ações e campanhas socioambientais.
Jaqueline Amorim
Empreendedorismo Social
Jaqueline Amorim é CEO do G10 Bank, banco de desenvolvimento das favelas, que visa mais inclusão financeira e crédito acessível para empreendedores que vivem em comunidades de todo o Brasil. Mulher negra, periferica e mãe solo, tem por intuito ser referência para outras mulheres como ela de que é possível escrever o caminho de sua história. Assumiu o desafio de comandar o G10 Bank a partir da missão de levar para as e os moradores das favelas a solução para a pobreza estrutural: dinheiro no bolso para que possam empreender.
Carol Lima
Maternidade
Carol Lima é jornalista e digital influencer, tem 29 anos, é mamãe do Samuca de 2 anos, ama gatos e comédia romântica. Atualmente tem uma página com mais de 10 mil seguidores no Instagram. @falaaemamae
Silmara Santos
Comportamento
Mãe, esposa, mulher preta guerreira Jornalista aos 40, estilo autoconhecimento, sonhos possíveis
Lidiane Lima
Educação
Professora de português e literatura do ensino fundamental, na periferia do Jardim São Luiz, Zona Sul de São Paulo. Mãe do Denzel, e vencedora do prêmio Educador nota 10, em 2020, por implementar a lei que torna obrigatória o ensino da história indígena e afro-brasileira, na escola em que leciona.
Fausto Filho
Empreendedorismo
Fausto Filho é Coordenador do G10Favelas Pernambuco e presidente do Instituto Casa Amarela Social. Nascido na Casa Amarela, uma das maiores favelas do Brasil. Iniciou sua vida de empreendedor vendendo caranguejo e lanches na feira com seus pais e sua irmã. Fausto é fundador do TV Garimpando e em 2019 iniciou as gravações do programa Fausto Filho na Web, para dar visibilidade às coisas boas e criar soluções para as que são ruins nas comunidades. O sucesso foi tão grande, que foi convidado para fazer o programa na rádio comunitária Sucesso FM (Noite Livre com Fausto Filho).
Emanuel Araquan
Empodera Mendes
Emanuel Araquan, 27 anos, natural de Belém do São Francisco em Pernambuco. Atualmente reside em São Paulo. Roteirista, assistente de direção, produtor de casting e preparador de elenco na Produtora Sou Mais Filmes de Favela e Mais Favela TV. Licenciado em História pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco e Bacharel em Cinema e Audiovisual pelo Instituto Federal de Goiás. Juri Jovem do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, Assistente de direção do documentário Xica, filme produzido em comunidade quilombola de Goiás e Diretor do documentário Deuzira que fala sobre saberes populares de uma anciã da comunidade goiana. Publicou em 2020 sua série fotográfica “Goela Abaixo” no Instituto Moreira Salles. Especialização em roteiro com Jorge Furtado e pesquisa realizada de roteiro de longa metragem no trabalho de conclusão de curso em Cinema e Audiovisual “Pássaro que Dorme”.
Lucas Chiconi
Cidades Possíveis
Lucas Chiconi Balteiro é mestrando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), arquiteto e urbanista (FIAM FAAM, 2017) e Diretor de Ação Regional Adjunto do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de São Paulo (IABsp) no pleito 2023-2025. É membro do grupo de pesquisa "Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina" (CACAL/CNPq - FAUUSP).