SAC
Alexandre Pires – Biografia

Alexandre Pires – Biografia

Alexandre Pires – Biografia

Por Suúh Collyns

Publicado em 02/10/2023 às 12:11

Alexandre Pires – Biografia

Salve Tropinha, Suavidade?
Tropa hoje vou falar de Alexandre Pires do Nascimento mano, nascido e criado em uma família humilde do interior mineiro, é filho dos músicos “Maria Abadia” e “João Pires”, e tem dois irmãos o “Fernando Pires” e o “João Júnior Pires”.

Alexandre começou sua carreira musical em 1989, quando decidiu, ao lado de seu irmão “Fernando”, e do seu primo “Juliano”, montar o “Só Pra Contrariar” em 1989.

Ele também reuniu alguns amigos próximos, na sua cidade natal, e começaram os ensaios, cada ensaio na casa de um amigo. A década de 1990, foi muito importante para o grupo, que viu suas vendas crescerem ao longo da década.

Com o tempo, as apresentações em bares e em boates de Uberlândia, fez com que eles chamassem a atenção da indústria fonográfica, e então gravaram o primeiro álbum em 1993 chamado “Que Se Chame Amor”. Esse álbum tinha músicas estouradas na rádios brasileiras, como “A Barata”, ‘“Domingo” e a “Que Se Chama Amor”.

Depois de ganhar fama nacional, gravaram mais de 6 álbuns, alcançando a marca de três milhões de discos vendidos, em apenas um trabalho deles parça. Em 1997, lançaram a música “Depois do Prazer” e “Mineirinho”, que levou o grupo a gravar um álbum em espanhol, que vendeu 700 mil cópias mais ou menos.

O sucesso do álbum em espanhol, fez com que em 1999. Pires fosse convidado pela cantora “Gloria Estefan” para gravar um dueto para a música “Santo Santo”, que o consagrou como um dos grandes intérpretes da América Latina. Após lançar sete álbuns de estúdio com o Só Pra Contrariar, Pires parte para carreira solo com o disco “É Por Amor” de 2001, dedicado ao mercado internacional.

Mesmo cantado em espanhol, o álbum ganhou uma versão em português. Produzido por Emílio Estefan e dirigido ao público internacional, Pires mudou o estilo e trouxe várias baladas românticas. A música “Usted se me llevó la Vida” entrou na trilha sonora da novela “Porto dos Milagres” e o consagrou como o mais novo intérprete nacional de sucesso.

Em 2003, Alexandre lançou o terceiro disco solo, chamado “Estrella Guia”, com versão em espanhol para os países latino-americanos e Europa.

Em “Alto-Falante”, lançado em 2004, Alexandre Pires expôs seus pensamentos e mostrou um repertório quase que totalmente autoral. A exceção é uma única musica de Jorge Vercillo, chamada “O Que Você Fez”.

Em 2005, Alexandre lançou o disco “Meu Samba”. O álbum, que contou com a produção de “Cláudio Rosa”, marca o retorno do cantor às raízes do samba. Ainda em 2005, no Dia Nacional da Consciência Negra, Alexandre recebeu o Troféu Raça Negra, na categoria de “Melhor Cantor”.

Em 2007, lançou mais um álbum, intitulado de “A un idolo”, visando o mercado exterior e também foi um dos seus grandes sonhos, que era gravar um álbum só com canções de “Julio Iglesias”. E foi no dia 8 de janeiro de 2008 dia que Alexandre comemora seu aniversário, seu maior sonho foi realizado, foi gravado em sua cidade natal o seu mais novo álbum, o CD e DVD “Em Casa”.

Em 2010, Alexandre volta com um CD chamado de “Mais Além”.
Em 2012, ele gravou seu terceiro DVD da carreira solo em São Paulo no dia 11 de abril, intitulado de “Eletrosamba”.

Em março de 2013 Alexandre retornou ao grupo “Só Pra Contrariar” pra turnê em comemoração dos 25 anos de carreira do grupo, e ainda, novo CD e DVD. Ele já estava há 11 anos em projetos solo.

Em 2017, ele lançou um novo CD/DVD, chamado de “DNA Musical”.
De 2018 a 2019, concluiu duas turnês, em 2021 mais uma turnê ao lado seu Jorge, e pelo o que indica em 2023 terá mais uma turnê com o grupo “Só Pra Contrariar”, chamado “SPC Acústico 2 – O Último Encontro”.

Começou a namorar com Sara Campos, em setembro de 2007, mineira de Uberlândia igual a ele, se conheceram na inauguração de um bar na cidade, onde ela era recepcionista.
Em 2008 tiveram um filho chamado “Arthur Campos Pires do Nascimento”. E em 2010 uma filha chamada “Júlia Campos Pires do Nascimento”.
Alexandre tem mais uma filha de um relacionamento que teve na adolescência, chamada “Ana Carolina”, que nasceu em 1993.

E tropa por hoje é isso, eu espero que vocês tenham gostado
Beijinhos da Collyns !!