Cinema Nosso fomenta a equidade de gênero no mercado de trabalho
A organização tem como objetivo acabar com a desigualdade de gênero no audiovisual
A Instituição Sociocultural Cinema Nosso, promove a inserção de mulheres negras no mercado de trabalho, em especial no mercado audiovisual. Esse projeto vai de encontro com O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, que se celebra em 25 de julho e busca inserir a mulher negra no mercado de trabalho.
A instituição Cinema Nosso objetiva reduzir as desigualdades sociais e proporcionar tecnologia e experiências de inclusão em um segmento onde a falta de diversidade é preocupante.
No mercado do audiovisual, apenas 20% e 25% das representantes do sexo feminino ocupam cargos de direção e roteiro, respectivamente, de acordo com pesquisa de 2018 do Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Para combater essa realidade, o Cinema Nosso criou o programa “Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual”, voltado para mulheres negras, trans e indígenas que, desde 2019, formou mais de 100 jovens para o setor.