Praça da Liberdade tem novo nome: Liberdade África-Japão
O projeto foi aprovado na última quarta-feira (31)
Com o objetivo de mostrar a real história de resistência da Praça da Liberdade, a prefeitura de São Paulo, sancionou um projeto de lei que altera o nome da Praça da Liberdade para “Liberdade África-Japão”.
O projeto de lei foi criado pelo Deputado Estadual Reis e a vereadora Luana Alves (PSOL), e foi publicado no Diário Oficial na última quarta-feira.
Na época da escravidão a praça era chamada de Largo da Força, um local onde pretos escravizados acusados de algum crime era levados para morte em espaço público. Além de ter sido a localização do primeiro necrópole público da capital paulista, onde pretos e indígenas foram enterrados.
Esses dois períodos da história do local, deram o nome de “Liberdade”. Além disso, outro fato marcante foi o assinato de Chaguinhas, um militar preto condenado à morte por liderar um motim em Santos, por lutar por pagamento de salários.
Apesar dessa grande história de luta e resistência preta, o bairro ficou reconhecido como uma grande colônia japonesa no Brasil.
relacionados
Lucas Penteado e Juan Paiva regravam músicas de Claudinho e Buchecha
Maceió abre alerta de risco de deslizamento
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento