Dilma Rousseff toma posse como nova presidente do Banco dos BRICS
Cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (13), em Xangai, na China e contou com a presença de Lula
A ex-presidente da República, Dilma Rousseff tomou posse, nesta quinta-feira (13), como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), popularmente conhecido como “banco dos Brics” (Brasil, Rússia, Índia, China). O presidente Lula esteve presente na cerimônia de posse, em Xangai, China.
Nas últimas semanas, Dilma já alocada em Xangai, participou de reuniões do banco e recebeu o presidente Luiz Inácio Lula (PT) na sua chegada. Durante o discurso de posse, a presidente do NBD mencionou a sua participação na cúpula que deu origem ao Brics, em 2014.
O banco dos Brics é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países participantes. O banco é formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Depois, passaram a integrar a instituição Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.
Dilma também reforçou que o banco captará recursos no mercado mundial, em diferentes moedas. A instituição buscará também financiar projetos com moedas locais. O mandato de Dilma como presidente do banco dos Brics vai até julho de 2025. Ela foi indicada ao cargo pelo governo Lula.
relacionados
Pela primeira vez na história uma mulher vence o duelo de Mc’s Nacional
STF julgará a descriminalização do porte de drogas no próximo ano
4 anos do massacre de Paraisópolis
Anvisa discute a regulamentação de cigarros eletrônicos
Liga Mundial de Skate Street acontece em SP
Primavera Sound acontece neste fim de semana em SP