Aplicativo criado por alunos da Etec combate a violência doméstica
Aplicativo criado por alunos vem auxiliando mulheres vítimas de agressões
Um grupo de ex-alunos da Etec desenvolveu um aplicativo chamado “NICE” que promete ampliar as formas de proteção para vítimas de violência, além de pedir ajuda pelo app que poderão fazer o registro fora do celular.
O NICE é um gadget (dispositivo eletrônico portátil) que pode ser implementado em colares, brincos ou acessórios em geral. Com este dispositivo, a vítima pode acionar ajuda sem que o agressor perceba, visto que ele é capaz de enviar pedidos de ajuda sem o auxílio do celular. Por meio deste pedido de ajuda o aparelho cria um perímetro e aponta onde a mulher está.
Os desenvolvedores já tinham feito um aplicativo com esse intuito em 2019 o “Todas por Uma”, que hoje é considerado umas das principais ferramentas no combate a violência doméstica. Contudo, decidiram ampliar a área de atuação.
“Depois de muito estudo, educação e tecnologia, percebemos que a ideia do aplicativo poderia ir além. Criamos, então, um dispositivo super tecnológico para ajudar a salvar mais vidas usando acessórios discretos”, diz Mateus de Lima, cujo dispositivo também colabora com outros grupos, como LGBTQIA+.
O aplicativo concorreu a premiações, como a Brazil Conference, em Harvard.
relacionados

Primavera Sound acontece neste fim de semana em SP

Lucas Penteado e Juan Paiva regravam músicas de Claudinho e Buchecha

Maceió abre alerta de risco de deslizamento

Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023

Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”

COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global