BNDES bloqueia financiamento de 58 proprietários rurais por desmatamento
“Não aceitamos mais empresários criminosos que desmatam e têm financiamento em bancos públicos e também privado” disse Aloizio Mercadante, presidente do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) bloqueou R$ 25 milhões em recursos de financiamento agro para 58 proprietários rurais que estão comprovadamente envolvidos em casos de desmatamento irregular.
Segundo a matéria da Agência Brasil, antes de determinar o bloqueio, o BNDES confere, a partir de dados de monitoramento do desmatamento do MapBiomas, se existe autorização do Ibama para a atividade de forma legal nas áreas identificadas.
Em caso negativo, o bloqueio do financiamento é realizado imediatamente. Isso é possível pois a tecnologia permite detectar diariamente a derrubada de árvores.
Somente no primeiro mês da parceria com o MapBiomas, o BNDES bloqueou o valor comentado acima de terrenos equivalentes a 1,3 mil campos de futebol, segundo a Agência Brasil.
Os nomes dos proprietários não foram divulgados e os processos correm em sigilo bancário. O BNDES confirma que a maior parte das terras são produtoras de soja e milho.
relacionados
Ministério da saúde lança IA para combater a fake news contra a vacina
Pela primeira vez na história uma mulher vence o duelo de Mc’s Nacional
STF julgará a descriminalização do porte de drogas no próximo ano
4 anos do massacre de Paraisópolis
Anvisa discute a regulamentação de cigarros eletrônicos
Liga Mundial de Skate Street acontece em SP