Desemprego chega a 8,4% entre novembro e janeiro e se mantém estável
É o menor índice para o período desde 2015.
Por: Agência Brasil.
A taxa de desocupação, que mede o desemprego no Brasil, alcançou 8,4% no trimestre terminado em janeiro. O percentual significa estabilidade se comparado ao período anterior, entre agosto, setembro e outubro de 2022, que atingiu 8,3%.
Desde 2015, é a menor taxa para o trimestre de novembro a janeiro. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve recuo de 2,9 pontos percentuais. O rendimento real habitual subiu 1,6% no período.
O contingente de desempregados no trimestre de novembro a janeiro somou 9 milhões de pessoas, valor que repete os números do período terminado em outubro. No entanto, na comparação anual, apresentou menos 3 milhões de pessoas, quando havia 12 milhões de nessa condição. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para a coordenadora da Pnad Contínua, Adriana Beringuy, a taxa estável ainda reflete menos procura pelo trabalho. “Essa estabilidade seria uma repercussão da redução da procura por trabalho nos meses de novembro e dezembro de 2022 sobre o início de 2023”, informou em texto publicado no site do IBGE.
relacionados
Setor de serviços cresce 4,7% no primeiro semestre
Dia do Orgulho LGBTQI+: Emprega comunidades realiza ação de inclusão no pavilhão social do G10 Favelas
Brasil bate menor taxa de desemprego desde 2015
Comissão adia votação sobre lei de igualdade salarial entre homens e mulheres
Agência de emprego oferece 430 vagas de emprego em Pernambuco
Caixa Econômica Federal e Emprega Comunidades realizam evento nesta sexta-feira