SAC

Sou + Notícias

Torcedores do Flamengo sofrem punição por faixa contra torturadores da ditadura

Torcedores do Flamengo sofrem punição por faixa contra torturadores da ditadura

Por Victor da Matta

Publicado em 20/04/2023 às 16:35

Dois flamenguistas foram condenados a multa e tornozeleira eletrônica por faixa que dizia “morte aos torturadores de 1964”

Dois torcedores do Flamengo que ergueram uma faixa escrita “Morte aos Torturadores 1954”, durante o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca (1º de abril), foram detidos e condenados ao uso de tornozeleira eletrônica e multa após a manifestação.

Segundo informações da torcida nomeada Fla Antifacista, os dois torcedores que erguiam a faixa foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal. Entre as “exigências”, estava que eles não comparecessem mais aos jogos do Flamengo, o uso de tornozeleira eletrônica e multa no valor de 300 reais.

“A ação realizada reivindica a nossa própria história! E é amparada pela liberdade de expressão. Nos sentimos contemplados com a mensagem, que leva luz a todos os torturadores que já morreram sem a mínima punição”, disse a torcida Fla Antifascista em postagem nas redes sociais.

Em nota do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a motivação da detenção foi:

“De acordo com a denúncia, os detidos pertenceriam à Torcida Jovem, que está banida dos estádios, e criaram tumulto ao levantar a faixa, em que estaria escrito “Morte aos Tricolores” ou “Morte aos Torturadores”. Segundo os autos, os dizeres da faixa não ficaram esclarecidos no ato da detenção pela Polícia Militar. Tanto que a apresentação dos acusados ao plantão do Juizado do Torcedor, no Maracanã, se deu pelo fato de terem causado tumulto no meio da torcida Urubuzada e também porque a Torcida Jovem está proibida de frequentar eventos esportivos”, diz uma parte da nota oficial.

A imagem da faixa viralizou nas redes sociais antes do jogo, o qual o rubro-negro venceu por 2 x 0. As medidas estão válidas até 31 de dezembro de 2023.