Paraty recebe 10º edição do encontro brasileiro de cidades históricas
Evento quer celebrar as cidades históricas do país
A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, será o ponto de encontro do décimo Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. O encontro acontece até o próximo sábado (5), e será aberto ao público.
O objetivo do projeto é mobilizar os moradores, autoridades e representantes das gestões municipais para impulsionar os ativos relacionados ao patrimônio mundial. O Brasil tem cerca de 23 sítios reconhecidos como patrimônio mundial pela Unesco. A cidade de Paraty é considerada patrimônio histórico desde 2019.
A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente.
No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, com a construção de um novo caminho da Estrada Real, desembocando diretamente no Rio de Janeiro, levou a cidade a um grande isolamento econômico.
Hoje, a cidade é conhecida por ser muito forte no turismo e por suas lindas praias paradisíacas.
relacionados
Ministério da saúde lança IA para combater a fake news contra a vacina
Pela primeira vez na história uma mulher vence o duelo de Mc’s Nacional
STF julgará a descriminalização do porte de drogas no próximo ano
4 anos do massacre de Paraisópolis
Anvisa discute a regulamentação de cigarros eletrônicos
Liga Mundial de Skate Street acontece em SP