SAC

Sou + Notícias

Marcha das mulheres pretas no Rio de Janeiro

Marcha das mulheres pretas no Rio de Janeiro

Marcha das Mulheres Negras na praia de Copacabana, zona sul da cidade - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por Gustavo Souza

Publicado em 31/07/2023 às 11:37

O ato reuniu diversas gerações de mulheres que juntas lutam contra o racismo

No último domingo (30), o bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, recebeu a Marcha das Mulheres Negras. Esta foi a nona edição do movimento, que reuniu mulheres de todo o estado. O tema deste ano foi: Mulheres Negras Unidas contra o Racismo, Toda Forma de Opressão, Violência e pelo Bem Viver.

A escritora Maria da Conceição, uma das referências da literatura brasileira e que recentemente abriu uma Casa da Escrevivência, que também combate o racismo no Rio de Janeiro, também estava na marcha.

A manifestação foi organizada pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro e contou com a participação de diversos coletivos ligados ao combate da desigualdade racial. O evento fecha a semana de mobilização pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho, e acontece na véspera do Dia Internacional da Mulher Africana.

Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, também esteve presente no ato e falou sobre a importância de ações que combatam o racismo: “Que bom que a gente tem o governo federal à frente de políticas públicas eficazes, de saúde, educação e segurança, que é o mais importante. É a nona marcha. A gente sempre marchou e vai continuar marchando. Estar ao lado dessas mulheres, para mim, está dando um sentimento de acalanto e fortalecimento nesse lugar”.