SAC

Sou + Notícias

Jovens da Geração Z bebem menos e voltam mais cedo para casa

Jovens da Geração Z bebem menos e voltam mais cedo para casa

Foto: Reprodução

Por Gustavo Souza

Publicado em 25/07/2023 às 11:50

Os jovens estão preferindo voltar mais cedo para casa

Dados do Relatório Covitel, que pesquisou hábitos de saúde dos brasileiros, mostraram que os jovens da geração Z estão bebendo menos e voltando mais cedo para casa quando vão para “roles”.

O Favela Diz, primeiro Instituto de pesquisa sediado dentro de uma favela do Brasil, fez um levantamento em 2022 que mostra o comportamento desse grupo dentro de Paraisópolis, segunda maior favela da cidade de São Paulo.

Na comunidade cerca de 47,1% dos jovens de 18 a 24 anos não consomem bebidas alcoólicas.

Já no cenário nacional, explorado pelo Relatório Covitel em 2023, o grupo das pessoas mais jovens não registrou a maior porcentagem do consumo regular de álcool. Apenas 8,1% das pessoas da geração Z consomem álcool regularmente. Esse grupo foi superado por pessoas de 45 a 54 anos, cerca de 9,1% das pessoas dessa idade fazem o consumo regular de álcool.

Segundo a pesquisa, a pandemia afetou o ânimo dos jovens, visto que após a crise sanitária, esse grupo dá preferência para voltar antes da meia noite. “A pandemia de Covid acelerou o interesse em manter uma boa saúde e aumentar a imunidade; reduzir ou eliminar o álcool fazia parte disso, assim como beber em casa em 2020”, lembra a analista de tendências da WGSN.