SAC

Sou + Notícias

Governo Tarcísio foi fonte de Fake News disseminada pela CNN e replicada por Nikolas Ferreira sobre governo Lula

Governo Tarcísio foi fonte de Fake News disseminada pela CNN e replicada por Nikolas Ferreira sobre governo Lula

Por Victor da Matta

Publicado em 27/04/2023 às 15:13

Palácio dos Bandeirantes diz ter sido procurado por representantes ucranianos dispostos a investir US$ 50 bilhões no Brasil – números completamente fora de propósito

Uma notícia falsa que circulou em veículos de comunicação grandes, como a CNN, a respeito de uma suposta fabricante de aviões russo-ucraniana, Antonov, que teria desistido de investir um valor de 50 bilhões de dólares no Brasil, porque o presidente Lula não estaria sendo “neutro” em sua posição sobre a guerra.

A “notícia” é uma Fake News, espalhada na quarta-feira (27), inclusive por veículos sérios de jornalismo, como a CNN, e replicada nas redes sociais, como o caso do deputado Nikolas Ferreira.

A partir da apuração precisa das informações e a falta de dados oficiais, foi descoberto que se tratava de uma notícia falsa. Mas também existem outras razões um pouco mais óbvias. Em nenhum lugar no mundo, qualquer multinacional anunciou um investimento de 50 bilhões. Outros exemplos de grandes investimentos reais em outros países situam-se em torno de 10 bilhões de dólares, como projeto da Tesla no México.

Foi descoberto que a fonte da notícia falsa foi o governo de São Paulo, comandado pelo governador Tarcísio de Freitas. A informação partiu de uma divulgação da CNN da nota do governo federal enviada para o jornal. No documento consta as seguintes informações:

“A Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo informa que, no dia 11 de abril, recebeu representantes de Oleksandr Nykonenko e Victor Avdeyev, conselheiro e vice-presidente da Antonov Company, para audiência a respeito do interesse da estatal ucraniana Antonov desenvolver atividades no Brasil, em especial no Estado de São Paulo”, diz o governo de SP em nota. “Segundo os representantes, a companhia teria um plano de investimentos de US$ 50 bilhões em cinco anos”, continua a nota.

Posteriormente, os participantes da reunião entraram em contato, por e-mail, informando que “diante das últimas declarações do Governo Federal, a Antonov decidiu suspender as negociações”.