Califórnia faz proposta de indenizar descendentes de escravizados
A proposta ainda precisa ser aprovada pelo parlamento
Nos últimos anos, os membros do Congresso americano tentaram criar uma comissão para estudar propostas de reparação aos afro-americanos, mas não deu certo. Contudo, o Estado da Califórnia está com uma proposta de indenizar em US$ 1,2 milhão para descendentes de pessoas escravizadas.
O estado chegou a esse valor por meio de um estudo sobre o impacto financeiro em pessoas negras, para isso, foram pesquisadas cinco categorias: discriminação habitacional, usurpação indevida, desvalorização de empresas negras, saúde, encarceramento em massa e policiamento excessivo. Todas essas categorias juntas dariam o valor de US$ 1,2 milhão por pessoa indicada no relatório.
O objetivo desta ação é mostrar que os Estados Unidos é um país racista, além de comprovar que esse preconceito não abala somente a integridade física e psicológica dos agredidos, mas também, coloca em cheque a vida financeira dessas pessoas.
Essa proposta ainda tem que ser julgada pelo Parlamento do Estado da Califórnia, que pode diminuir o valor da indenização.